Notícias Relacionadas

  • Grupo Lunelli apresenta novo formato do Projeto Preservar é  Amar ano 2013
  • Grupo Lunelli apresenta novo formato do Projeto Preservar é  Amar ano 2013
  • Grupo Lunelli apresenta novo formato do Projeto Preservar é  Amar ano 2013

Grupo Lunelli apresenta novo formato do Projeto Preservar é Amar ano 2013

Depois de 11 anos do  Projeto Preservar é Amar, desenvolvido com alunos de 8ª série/ 9º ano, o Grupo Lunelli mudou o formato do projeto e o público alvo. Nesta nova fase, o público alvo são alunos do 2º ao 4º ano. Além de Corupá e Schroeder, o município de Guaramirim também participará do projeto.

No dia 11 de setembro, o Grupo Lunelli convidou diretores, coordenadores pedagógicos e professores do 2º ao 4º ano do município de Corupá para conhecerem o projeto Preservar é Amar 2013. A apresentação foi no auditório da empresa Lunelli pelo coordenador do projeto Josué Fernando Reinke e Tatiana Braz Gerente de RH. Josué fez um breve resumo das 11 edições e apresentou o projeto deste ano.

Coleção Preservar é Amar  2013

Para esta edição, o Grupo Lunelli contratou a escritora Cristina Marques, que é referência em projetos ambientais e na publicação de mais de 200 livros infantis e juvenis. Ela desenvolverá a coleção de livros Preservar é Amar para alunos de 7 a 10 anos. Cada livro traz uma estória envolvendo o nono Estevão e sua família, abordando temas como meio ambiente, família e valores humanos. O nono Lunelli sempre deixará uma mensagem de preservação e resgate de valores que devem ser cultivados.

O lançamento do projeto Preservar é Amar 2013 será em setembro, mês da primavera, quando a natureza se renova  e dia da árvore, comemorado no dia 21 de setembro.

Na última quinta-feira (19), o Grupo Lunelli percorreu as escolas e entregou a cada aluno, o livro “A história de uma árvore” e uma muda de Ipê Amarelo para cada escola, escolhida como a árvore que representa o Brasil, com suas flores amarelas, que remetem ao amarelo da bandeira brasileira.

O evento contou com a presença do secretário de Educação Joney Cicero Morozini, Josué Fernando Reinke, coordenador do projeto, da empresa Lunelli e representantes da Secretaria de Educação.

Neste ano, os alunos recebem apenas um livro da coleção. Para o próximo ano, a distribuição de livros será  nos meses de março, junho, outubro e dezembro e  haverá a implantação do projeto “Troque Lixo por Livro”, uma  iniciativa que permite aos alunos trocarem material reciclável por livros paradidáticos.

Após a apresentação do projeto, os professores participaram da oficina sobre o livro “A história de uma árvore”, ministrada pela escritora e autora Cristina Marques. A escritora apresentou a história e as atividades que podem ser desenvolvidas para compreender e vivenciar a mensagem.

Livro “A história de uma árvore”.

A história da árvore é uma narrativa de Cristina Marques, com ilustrações de Sydnei Prado Junior. O livro trata do relacionamento de uma família com a árvore, desde o nascimento do filho, infância, adolescência, idade adulta e a nova geração.

O contato, a interação, a cumplicidade e a própria vida da árvore serve como uma espécie de “companheira” de viagem por estes ritos de passagem. Os temas relacionados que podem ser trabalhados em sala de aula são: amizade, convivência, família, tradições, natureza e ecologia.

“Neste projeto vamos refletir sobre a existência e a importância das árvores na vida de uma sociedade e de que forma o homem tem agido com relação ao Meio Ambiente e como estamos educando a próxima geração para lidar com as consequências advindas da forma como a Natureza vem sendo tratada”, destacou Cristina.

Cristina Marques

Cristina é natural de São Paulo. Em 1988 mudou para Blumenau, onde criou raízes e escreve livros. Formada em Teologia, Letras e especialização em Marketing. Atua no mercado editorial há quase 30 anos, como escritora, empresária do ramo editorial e empreendedora social. Presidente do Instituto Evoluir, criou o projeto Troque Lixo por Livro, iniciativa que permite a estudantes trocarem material reciclável por livros paradidáticos.

Outros projetos são Livro Livre e Futuro Empreendedor. É autora de mais de 200 livros infantis e juvenis e também escreveu livros devocionais para adultos. Ministra palestras, oficinas, simpósios. É professora para as crianças de 8 a 11 anos, nas quintas-feiras da vitória, da escola bíblica na Igreja Assembléia de Deus, de Blumenau.

Cristina recebeu prêmios como Mulher Destaque 2006, da Câmara da Mulher empresária em 2006, o Voto de Aplauso do Senado Federal em 2007 e o Prêmio Senac Comunicação em 2008. Foi finalista do 18º Prêmio da Revista Claudia em 2007, pelo trabalho na área social, com o projeto Troque Lixo por Livro.

Atualmente o projeto denomina-se Livro Livre. Após a participação no Prêmio Claudia, a iniciativa que teve início em Blumenau, tornou-se conhecida em todo o Brasil. Em 2010, Cristina implantou o projeto em Jaraguá do Sul e distribuiu mais de 84 mil livros,atendeu 14 mil jovens e arrecadou mais de 180 toneladas de material reciclável.

No início de 2013, o projeto foi implantado em Guaramirim e a partir de setembro de 2013, passa a firmar parceria com o projeto Preservar é Amar.

“Consciência ambiental todos tem. Precisamos de gente com atitudes ambientalmente responsáveis”, conclui Cristina.

 Histórico do Projeto Preservar é Amar

O Projeto Preservar é Amar é uma iniciativa do Grupo Lunelli, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Corupá, lançado durante a Semana do Meio Ambiente em 2002. Naquele ano, pela primeira vez, a Lunelli abriu as portas de seu parque industrial para que as crianças conhecessem sua filosofia e seu sistema de trabalho voltado para o bem-estar social e preservação dos recursos naturais.

Em 11 anos de existência, o projeto já envolveu mais de 15 mil alunos que por meio da pesquisa, estudo e brincadeiras, tiveram a oportunidade de aprender e contribuir com a preservação do meio ambiente.

2002: Foi plantada a semente

Na primeira edição do projeto Preservar é Amar, a Lunelli criou um gibi no qual o personagem principal, o nono Lunelli, combate o monstro da poluição com a ajuda dos personagens da Patota do Jaiminho. Para esta iniciativa, a Lunelli promoveu um concurso de redação sobre meio ambiente.

2003: A semente germina

Neste ano o objetivo foi o incentivo à criação de trabalhos ecologicamente corretos, com a utilização de material reaproveitável. O resultado foi uma grande exposição de obras confeccionadas com sucata pelos próprios alunos. Um informativo foi produzido com orientações sobre reciclagem e uso sustentável da água.

2004: A planta cria fortes raízes

Em 2004, foi lançado um concurso para a criação do slogan e da logomarca da campanha de Coleta Seletiva da Prefeitura de Corupá, que seria implantado em 2005. Foi desenvolvida a cartilha Preservar é Amar, Reciclar Também!, Usada em sala de aula pelos alunos das escolas envolvidas com o projeto.

2005: Começa a colheita

Em 2005, foi implantada a coleta seletiva de resíduos em Corupá. Os próprios alunos conscientizaram a comunidade e distribuíram folders com orientações sobre como reciclar o lixo doméstico. Ainda durante o mês de junho, grupos de estudantes recolheram, em seus respectivos bairros, todo o lixo reciclável.

2006: Ramos estendidos

A quinta edição do projeto abordou os efeitos da destruição da mata ciliar. Em uma operação resgate, envolvendo 180 estudantes, foram recuperadas as margens de rios de Corupá, contribuindo para a preservação da vida natural.

2007: Beleza em verso e prosa

    Incentivar a Cultura é Show! Sob este slogan, o projeto possibilitou que estudantes aprendessem e expusessem dotes artísticos através de oficinas de música, dança, artes cênicas, jornalismo, fotografia, artesanato, pintura em tela e moda. Ao final, mostraram o aprendizado em uma exposição que encantou e emocionou aos espectadores.

2008: Projetos de futuro

Munidos de muita sensibilidade, os próprios alunos elaboraram projetos de lei que viabilizassem ações efetivas na percepção dos cidadãos, em relação às questões ambientais. Tópicos como coleta seletiva de resíduos, abolição do uso de sacolas plásticas, esgoto sanitário e turismo ecológico, foram escolhidos para ganharem a

devida  importância nos meios administrativos.

2009: Ações imediatas

Em continuidade ao projeto lançado no ano anterior, o objetivo de 2009 foi o de elaborar um projeto de lei municipal, respaldado em um minucioso trabalho desenvolvido pelos alunos, que indicou soluções claras para o destino do lixo produzido na cidade, tendo como base outros modelos municipais, que obtiveram sucesso na destinação de resíduos.

2010: Meio ambiente e ação

Em 2010, foi desenvolvida uma grande gincana ambiental, com o objetivo de promover a integração entre alunos e meio ambiente, de forma motivadora e dinâmica. O tema “Meio Ambiente e Ação” desafiou os participantes para a demonstração de atitudes concretas através do desenvolvimento de atividades que contemplam a relação com o meio ambiente.

2011: Mudança de atitude

Em comemoração aos 10 anos do projeto, foram convidadas,  além das escolas de Corupá, também as escolas de Schroeder. Cada turma teve o desafio de desenvolver um projeto viável e aplicável no bairro de sua escola, com foco no conceito de sustentabilidade.

2012: Meio ambiente na escola

Em sua 11ª edição, o Projeto Preservar é Amar trouxe um novo desafio, que foi além de somente pensar o meio ambiente. Os alunos tiveram a missão de criar dentro das escolas, um espaço físico com o foco no meio ambiente, o qual pudesse ser utilizado pelos alunos não apenas naquele, mas também nos que estão por vir.

Grupo Lunelli

O Grupo Lunelli foi criado em 2011 a partir da união das empresas Lunender e Lunelli, formando assim um dos maiores grupos têxteis do país.

O grupo tem como diretor-presidente Dênis Luiz Lunelli e conta atualmente com mais de 3.500 colaboradores e parques fabris nas cidades de Guaramirim, Jaraguá do Sul, Corupá, Avaré/SP e Maracanaú/CE, além de unidades de costura espalhadas por diversas cidades de Santa Catarina.

Compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google Plus
  • RSS
0 0 497 19 setembro, 2013 Educação, Notícias Urgentes, Slide setembro 19, 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>