Publicidade

Osterfest de Corupá começa na próxima segunda-feira

Osterfest de Corupá começa na próxima segunda-feira

Quem passar na frente do prédio histórico da Secretaria de Educação e Cultura de Corupá, na Rua Jorge Lacerda, no Centro, vai perceber que há algo diferente. A novidade é uma árvore de cerca de 5 metros de altura que será o símbolo principal da 1ª Hansa Osterfest – Páscoa em Corupá – que inicia na próxima segunda-feira, dia 03 de abril, com programação que compreendem apresentações culturais até a semana da Páscoa.

A Hansa Osterfest – Páscoa Corupá tem como objetivo valorizar e vivenciar as tradições da Páscoa trazidas pelos imigrantes alemães, que tem representação expressiva no município. A Osterbaum (Árvore de Páscoa) é dos símbolos que mais identifica a cultura alemã durante o período da Páscoa entre os descendentes de alemães. A montagem da Árvore de Páscoa, nasceu na Alemanha especialmente na Baviera, Baden-Wütenberg e Rheinland e hoje é conhecido e praticado em vários países. Muitas cidades brasileiras que foram povoadas pelos imigrantes germânicos utilizam-se dessa tradição para comemoração da Páscoa e promoção turística. É o caso de Pomerode, que monta uma das maiores Osterbaum do mundo e tem atraído inúmeros visitantes que vêm até a cidade.

A primeira edição da Hansa Osterfest – Páscoa de Corupá que recebe este nome para homenagear o primeiro nome da cidade que chamava-se Hansa Humboldt. Segundo a assessora de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura Roseli Siewert, a Hansa Osterfest também tem como propósito valorizar a língua alemã que ainda é muito forte entre os corupaenses, além de promover a confraternização em torno da Páscoa.

Montagem da Ostembaum

Depois da instalação da Osterbaum na segunda-feira (27) em frente a Secretaria de Educação e Cultura, a comunidade será convidada ao longo da semana participar da decoração do símbolo da Páscoa.

Foram convidados a participar da decoração da Árvore de Páscoa com ovos coloridos de plástico escolas, CEI’s, grupos de OASE e outros grupos organizados. De acordo com assessora de Cultura Roseli Siewert, também serão solicitadas a doação de casquinhas coloridas de empresários, comerciantes e pessoas da comunidade que têm interesse em colaborar com este especial evento. As casquinhas serão recolhidas e armazenadas na Secretaria de Educação e Cultura.

No dia 3 de abril, segunda-feira, com apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Corupá, as casquinhas darão vida para a árvore e cada instituição e escola poderá ser representada por um grupo de pessoas e auxiliar na montagem da Osterbaum.

Após o encerramento da Osterfest todo o material será guardado para reutilização no próximo ano, inclusive a árvore.

Confira a Programação da Hansa Osterfest – Páscoa em Corupá:

03/4: 9h – Montagem da Osterbaum com a participação de representantes da comunidade, mensagem de reflexão e apresentação musical da Banda Jazz Band Elite.

16h – Abertura da Exposição do Concurso da Casquinha Mais Criativa.

 

09/4 (domingo) – a partir das 17h – Apresentação do Coral Ecumênico com o Teatro Fazendo Arte; Apresentação da Banda Jazz Band Elite; Resultado do Concurso da Casquinha Mais Criativa; Demonstração da Associação da Escola de Tornearia em Madeira de Pomerode Drechslerschule; Pintura de rosto; Foto com o coelho; Feira de artesanato e venda do tradicional amendoim doce;

24/04: Desmontagem da Osterbaum.

Fonte: Áurea J. Arendartchuk – Assessoria de imprensa da Prefeitura de Corupá.