Publicidade

Abertura da Programação de Natal em Corupá contou com programação diversificada

Abertura da Programação de Natal em Corupá contou com programação diversificada

A comunidade lotou a Praça Artur Müller, no Centro de Corupá, na noite de sábado (25) para a abertura da programação natalina do município.  O evento contou com a inauguração do presépio feito com fibra de bananeira do Grupo Musas ligado à Asbanco, apresentações musicais da Banda Nova Aliança e dupla André e Bárbara e a chegada do Papai Noel. A chuva que caiu durante o evento não impediu que centenas de pessoas participassem e ainda pudessem conferir a bela iluminação e decoração natalina instalados na Praça, na Rua Getúlio Vargas e outros pontos da cidade.

No domingo (26), à noite, ocorreu o Natal em Hansa Humboldt (antigo nome de Corupá), em frente ao Centro Cultural Hansa Humboldt com apresentação da Banda Jazz Band Elite, Coral Ecumênico, Grupo de Canto Coral da Escola de Música Jazz Band Elite, finalizando com a distribuição de balas e fotos com o Papai Noel.

A programação de Natal em Corupá, que continua em dezembro, é organizada pela Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer, Secretaria de Desenvolvimento Agrícola em parceria com a Associação Empresarial de Corupá (Aciac), Jazz Band Elite, Asbanco, Associação Corupaense de Artesãos (Acart) e Grupo Musas.

O prefeito João Carlos Gottardi destacou o envolvimento do setores público, privado e entidades de Corupá para a realização da programação natalina. “O Natal é uma época de confraternização e os eventos de Natal envolvem toda a população neste espírito de festa e alegria”, comenta.

Presépio da fibra da bananeira chama atenção  

Um dos destaques da programação de Natal de Corupá é o presépio feito com fibra de bananeira por integrantes do Grupo Musas, composto de agricultoras, e que está exposto na Praça Artur Müller. A montagem do presépio tem como objetivo valorizar a cultura da banana que confere ao município o título de Capital Catarinense da Banana.

As agricultoras e artesãs Rosa Jungton e Elfi Mokwa, do Grupo Musas, usaram a fibra da bananeira como matéria-prima para criar os bonecos de Maria, José, Jesus, reis magos e animais para compor o presépio em tamanho de pessoas. A presidente do Grupo Marciliana Minatti também auxiliou nos acabamentos das peças.

A montagem de parte das peças levou cerca de um mês. As artesãs também reformaram peças que já estavam prontas e tinha sido utilizadas em outras decorações.

Além do presépio, a decoração natalina da praça de Corupá, também conta com um pinheiro de Natal com garrafas pet verdes e guirlandas também com o material reciclado feito pelo Grupo Musas.

O presépio está abrigado em um rancho que imita uma manjedoura que foi feito com madeira e folhas de palmeira pelos integrantes da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer e a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

A fibra: As fibras da bananeira são as bainhas foliares extraídas do tronco da bananeira (pseudocaule da planta) e cada uma tem características distintas indo das fibras mais finas até as mais grossas.

Para a utilização das fibras da bananeira em artesanato o processo é longo e começa com a extração das fibras assim que a bananeira atingir o ponto de colheita. Depois ocorre a secagem das fibras, seleção, armazenamento e impermeabilização das fibras para só então serão criadas as peças.

Confira a programação de eventos natalinos em Corupá que continua em dezembro: 

2/12 – das 9h às 20h: Feira de Artesanato Natalino, no Salão Paroquial São José com a Associação Corupaense de Artesãos (Acart) e artesãos da cidade e região.

3/12 – 20h:  Tannenbaumfest (Festa da Árvore de Natal) na Rua do Papai Noel com a apresentação do Grupo de Acordeon da Escola de Música Jazz Band Elite.

6/12 – 20h:  Concerto da Orquestra do IFSC com participação especial do Coral do Centro de Cultura Alemã de Jaraguá do Sul, na Paróquia São José, no Centro.

10/12 – 19h: Recital de Cítaras do Centro Cultural Neue Heimat no Auditório do Centro Cultural Hansa Humboldt.

21/12 – 20h: Terno de Reis na Paróquia São José, Centro, com o Grupo de Terno de Reis de Corupá.

23/12 – 18h: O Grande Natal, na Praça Artur Müller com várias atrações e sorteio dos prêmios da Aciac.

 

 

0 0 223 01 dezembro, 2017 Eventos, Notícias Urgentes, Slide dezembro 1, 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *