Publicidade

  • Rua do Papai Noel
  • Rua do Papai Noel
  • Rua do Papai Noel

Rua do Papai Noel

Moradores se unem e constroem pracinha com presépio que podem ser apreciados a partir desta sexta-feira (1º). Neste domingo (03) acontecerá na local apresentação do Grupo de Acordeon da Escola de Música Jazz Band Elite, a partir das 20 horas.

É uma correria de um lado para o outro. Um simples pedaço de madeira ou de tecido já servem para complementar os enfeites, plantas de diversos tamanhos e formas são usadas e juntando tudo isso e muito mais com muita criatividade e boa vontade os moradores da rua Alberto Baumle, mais conhecida como a rua do Papai Noel no bairro XV de Novembro em Corupá, prepara mais um lindo Natal decorado com muito brilho.

Para este ano a comunidade resolveu fazer um pouco diferente do que vinha fazendo nos anos anteriores e optou por fazer um presépio, mas que ele acabou crescendo com o emprenho dos moradores e virou uma pracinha com um presépio decorada com plantas, luzes e muito mais. E que pode ser apreciado a partir de hoje, sexta-feira, dia 01, pelos visitantes.

Segundo um dos voluntários do projeto o aposentado Francisco Michalack, mais conhecido como Chico, é um trabalho gratificante. “Sempre gostei dessa época, e esse ano unimos para fazer essa pracinha. Tudo que está aqui foi conseguido através de doações, rifas que fizemos, nós morados doamos a nossa mão de obra para fazer acontecer. É muito gratificante”, comenta.

O local onde foi construída a pracinha com o presépio foi cedida pela proprietária Afonsina. “Tivemos a ideia de fazer o presépio, mas faltava um local, foi quando encontrei a Afonsina no mercado e conversei com ela sobre o terreno que ela tem na rua e não está usado, e após explicar a intenção da comunidade em fazer, prontificou imediatamente de ceder o local para fazermos. Foi um achado”, comentou Ines Nass, também uma das voluntárias do projeto.

Com o local disponível foi a vez de conseguir o restante. “A Prefeitura ajudou na limpeza do terreno, deu as madeiras para os bancos, plantou uma árvore que enfeitamos. A empresa Plante Verde doou todas as plantas para o jardim, a empresa Itapocu doou as pedras para fazermos os caminhos, tivemos muita participação dos moradores que ajudaram como puderam, em dinheiro ou em mão de obra, doações de pessoas que não querem aparecer. E no final uma pessoa que resolveu um problema que pensávamos que não tinha mais solução que era a energia elétrica para a pracinha. Essa pessoa veio aqui e com uma ligação resolveu”, explicou Ines Nass.

Chico Michalack também lembrou quanto aos ornamentos nos postes colocados pela prefeitura. “Todos os enfeites natalinos, os ornamentos nos postes da rua, foi eu quem os fiz, e este realizamos a manutenção. A prefeitura nos ajudou a coloca-los nos postes e também colocou as luzes no portal de entrada da rua. Tudo o que temos hoje em nossa rua é através do trabalho de todos e porque gostamos do natal”, explica.

Para tudo ficar pronto muito trabalho precisou ser feito, nesta quarta-feira (29), já era anoitecer e muitos voluntários estavam no local ainda arrumando alguns detalhes. Gelson Bosse e sua esposa Sandra, proprietários da empresa Plante Verde estavam no local ajudando. “É gratificando ver a comunidade se unindo para fazer um trabalho desses, não sou morador da rua, mas me senti motivado a ajudar e quero levar para o meu bairro o Seminário essa ideia e quem sabem no próximo ano também possamos fazer lá algo parecido”, comenta.

Além da pracinha e do presépio, muitas casas ao longo da rua também estarão com as luzes acessas a partir desta sexta-feira (01) e seguem até dia 06 de janeiro.

No projeto estão envolvidos: Chico, Maria Eri, Juliana, Ines, Almir (Nene), Darci e Marne.

E neste domingo (03) acontecerá no local uma programação especial promovida pela Secretaria de Educação e Cultura de Corupá, a Tannenbaumfest (Festa da Árvore de Natal) com a apresentação do Grupo de Acordeon da Escola de Música Jazz Band Elite, a partir das 20 horas.