Publicidade

Maruim, um problema sem solução até o momento!

Maruim, um problema sem solução até o momento!

48 municípios da região sofrem com a infestação do mosquito, Corupá é o município que possui maior quantidade do Maruim na região. 

Na noite da última segunda-feira, dia 27, o mosquito MARUIM, o combate e a proliferação foram temas de discursão na sede da AMVALI em Jaraguá do Sul, durante a audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

Segundo o deputado Patrício Destro (PSB), presidente da comissão, 48 municípios da região sofrem com a infestação do mosquito, o que tem preocupado as autoridades locais por se tratar de um sério risco à saúde pública. O programa de combate ao maruim vem sendo desenvolvido pela AMVALI desde 2009 por meio da Fundação 25 de Julho, de Joinville.

O Professor e biólogo Luís Américo de Sousa fez uma breve apresentação a todos presentes sobre suas pesquisas referentes a proliferação do mosquito. O biólogo é autor do trabalho de pesquisa suportado pela AMVALI sobre o controle do Maruim. Luís reforçou que seus estudos são pioneiros no mundo sobre o controle do inseto. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são aceitas pelo ser humano 5 picadas desse mosquito por hora, mas durante suas pesquisas em uma fazenda em Jaraguá do Sul, o Professor expôs que recebeu 1500 picadas na sua perna por hora durante seu teste. Corupá é o município que possui maior quantidade do Maruim na região.

O biólogo Luiz Américo de Souza, recomendou também uma receita de repelente natural: Coloque dois pacotes de cravo-da-índia em meio litro de álcool (70%) e deixe a solução descansando em lugar escuro por 48 horas, mexendo algumas vezes. Depois, retire o cravo e misture com um hidratante de sua preferência. Pode ser aplicado em intervalos de uma hora e meia.

Dos municípios que compõe a AMVALI, estavam presentes os Prefeitos de Corupá, João Carlos Gottardi e o Prefeito de Massaranduba, Armindo Sesar Tassi. Estavam presentes também os ex-presidentes da AMVALI, Luiz Carlos Tamanini, Dieter Sanssen e o Sr. Lauro Fröhlich. Representando a Câmara de Vereadores de Corupá esteve presente o Presidente Alceu Moretti.

A reunião contou com vereadores, vereadoras e gestores dos municípios de Jaraguá do Sul, Joinville, Corupá, Guaramirim, Schroeder e São João do Itaperiú, O Prefeito de Luís Alves, Marcos Pedro Veber também compôs o público da Audiência.

Ao final da Assembleia, o Prefeito de Massaranduba reforçou que esse é o momento para todos colaborarem como for possível para que o Projeto iniciado pelo Biólogo Luís Américo junto a AMVALI seja finalizado. Disse que não faltarão recursos para ajudá-lo, considerando que se trata de um problema estadual e não apenas da região da AMVALI, frisou que é para o bem de todos.

O deputado Patrício Destro acordou com os presentes que a próxima reunião será em março de 2018 na sede da AMVALI.