Publicidade

Secretaria de Saúde orienta sobre medicamentos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular

Secretaria de Saúde orienta sobre medicamentos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular

A Prefeitura de Corupá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adotou medidas para orientar a população para evitar desperdícios e garantir o estoque contínuo de remédios entregues na Farmácia Básica que funciona dentro do Posto de Saúde do Centro – ESF3. A Secretaria informa que remédios de uso controlado e contínuo, são oferecidos de graça ou com preço reduzido (conforme lista abaixo) em duas farmácias de Corupá que são identificados com o selo Aqui tem Farmácia Popular”. O Programa Farmácia Popular do Brasil tem como objetivo oferecer mais uma alternativa de acesso da população aos medicamentos considerados essenciais e cumpre uma das principais diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.

O Programa atende cerca de 10 milhões de usuários por mês, através de 31.081 estabelecimentos credenciados, com conexão de vendas ativa, em 4.381 municípios brasileiros.

Para ter acesso gratuito aos medicamentos do Farmácia Popular ou com preços reduzidos, basta que o usuário apresente seu CPF, um documento com foto e a receita médica válida (validade de 120 dias) em qualquer um dos estabelecimentos credenciados para farmácia popular, não só unidades físicas da farmácia popular, mas também estabelecimentos comerciais privados credenciados neste programa que tem a inscrição “Aqui tem Farmácia Popular”.

Segundo o secretário de Saúde de Corupá Irineu Pasold, em levantamento feito pelos servidores da Farmácia Básica, constatou-se que algumas pessoas que pegavam remédios para um período maior de tratamento e acabavam deixando vencer e depois procuravam a farmácia novamente para pegar mais remédios. “Para otimizar o uso dos medicamentos e evitar gastos maiores com a aquisição de medicamentos pela Secretaria, estamos distribuindo os remédios para o período de 30 dias e também orientando a população para procurar as farmácias conveniadas com o Programa Farmácia Popular”, completa Pasold.

Os medicamentos estão divididos de acordo com algumas patologias que são procurados, como remédios para hipertensão, diabetes, anticoncepcionais, medicamentos de asma e até fralda geriátrica. No site do Ministério da Saúde (http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/farmacia-popular), podem ser encontradas mais informações sobre o Programa Farmácia Popular do Brasil.

 

Repasses

O investimento na Farmácia Básica nos municípios deve ser tripartite, ou seja, uma parcela deve ser repassada pelo governo federal, outra pelo governo estadual e outra pela gestão municipal, cada ente deve investir na Farmácia cerca de R$ 7.131,70/mês para compra de medicações do Componente Básico da Saúde. Segundo a gerente de Promoção e Assistência em Saúde da Secretaria de Saúde Jessica Pereira, desde 2017, devido à dividas, o Governo do Estado não fez os repasses de forma contínua e além disso, manteve valor desatualizado do repasse mensal ficando em R$ 5.252,25. Do total de 16 parcelas que deveriam ter sido repassadas da parte do Estado para a compra de medicamentos da Farmácia Básica foram repassadas 11 para Corupá, faltando 5 entre 2017 e este ano. Isso faz com que o governo municipal tenha de cobrir o valor que falta para a compra de medicamentos. “Todos os municípios da região vem buscando minimizar os efeitos negativos e a baixa dos estoques em Farmácia, investindo seus recursos próprios além do que é obrigatório. Por isso, o Programa Farmácia Popular é uma alternativa que fortalece e ajuda a Farmácia Básica do Município. Precisamos nos unir com a população e profissionais de saúde, e nos conscientizar do uso correto e da prescrição adequada para que não haja desperdícios e para que possamos passar por este momento com os menores efeitos possíveis”, comenta.

 

 

MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS PELO PROGRAMA “AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR” (*Em Corupá as farmácias conveniadas com o governo federal são: Farmácia Essencia Plena que fica no Centro e a Farmagnus que fica no bairro Seminário)

HIPERTENSÃO (gratuitos)

Captopril 25 mg,

Enalapril 10 mg,

Propranolol 40 mg,

Atenolol 25 mg,

Hidroclortiazida 25 mg,

Losartana potássica 50 mg

DIABETES (gratuitos)

Glibenclamida 5 mg,

Metformina 500mg,

Metformina 850mg

 

COLESTEROL – (com até 90% de desconto)

Sinvastatina 10mg;

Sinvastatina 20mg;

Sinvastatina 40mg

ASMA (gratuito)

Salbutamol 100 mcg/dose – Administração pulmonar, inalador

doseado Dipropionato de beclometasona 50mcg/dose

Administração pulmonar, inalador doseado (CLENIL).

Dipropionato de Beclometasona 250msg/dose – Administração

pulmonar, Inalador doseado (CLENIL).

 

RINITE (com até 90% de desconto)

Budesonida 50 mcg/dose – Administração tópica nasal

Budesonida 32 mcg/dose – Administração tópica nasal

 

OSTEOPOROSE (com até 90% de desconto)

Alendronato de Sódio 70mg

GLAUCOMA (com até 90% de desconto)

Maleato de Timolol 0,50% – Solução oftalmológica

 

INCONTINÊNCIA (com até 90% de desconto)

Fralda geriátrica

 

ANTICONCEPCIONAIS (com até 90% de desconto)

Enantato de noretisterona 50mg + Valerato de estradiol 5mg –

injetável – (Mesigyna);

Noretisterona 0,35 – (Micronor) ;

Etinilestradiol 0,03 mg + Levonoegestrel 0,15 mg – (Microvlar);

Acetato de medroxiprogesterona 150 mg/ml – injetável –

(Contracep).

Fonte: PM Corupá – Áurea J. Arendartchuk

0 0 278 07 junho, 2018 Notícias Urgentes, Saúde, Slide junho 7, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.