Publicidade

Última troca de recicláveis por livro será nesta quarta-feira

Última troca de recicláveis por livro será nesta quarta-feira

A Campanha Evoluir Mais Leitura “Preservar é Amar” realiza nesta quarta-feira (7), a quinta e última troca de materiais recicláveis por livros de literatura infantil para alunos do pré 2 ao 3º ano das quatro escolas municipais de Corupá. Nesta etapa, a troca será feita pelo livro “A Guirlanda de Natal”, da autora Valcíria Lana de Souza, de Guaramirim. A história contribuirá para divulgar Guaramirim como patrimônio imaterial, conhecida como cidade das Guirlandas. A história também homenageia a Sagrada Família.

O Projeto Preservar é Amar é uma iniciativa cultural, que permite aos alunos trocarem material reciclável por livros de literatura infantil. Em Corupá, o projeto de literatura e conscientização ambiental está na quarta edição. Em três anos, já foram recolhidos 35.346,5 Kg em reciclável e distribuídas três coleções de livros.

Em 2018, o projeto envolve 687 alunos, de pré 2 ao 3º ano, das escolas municipais Aluísio Carvalho de Oliveira, Francisco Mees, José Pasqualini e São José, dos quais 489 de ensino fundamental e 198 alunos da educação infantil.

A coleção do projeto Preservar é Amar deste ano tem como tema Nossa Cultura e o tema é a família. Os diferenciais dessa coleção são a edição bilíngue português/inglês e todas as histórias são fábulas.

A Campanha Evoluir Mais Leitura “Preservar é Amar”, é desenvolvido pelo Instituto Evoluir de Blumenau, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, e de Desenvolvimento Econômico e patrocínio do Grupo Lunelli e Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

O objetivo principal da campanha é formar leitores e possibilitar que a criança conquiste seus livros, por meio de uma ação educativa de preservação e conservação do meio ambiente. A cada quilo de material reciclável (plástico, papel, papelão, pet) recolhido, o aluno troca por um livro.

A duração do projeto foi de três meses e distribuição de dois livros mensais, nos meses de setembro, outubro e um livro no mês de novembro. A campanha iniciou no dia 12 de setembro e encerra nesta quarta-feira (7).

Fonte: Prefeitura de Corupá – Áurea J. Arendartchuk