Coronavirus: Católicos e Luteranos mantem suspensas as celebrações de missas e cultos

Decisão partiu da Diocese de Joinville e dos Pastores SINODAIS com o intuito de preservar a saúde de todos
Mesmo após a autorização pelo Governo do Estado de SC para a reabertura das atividades religiosas, anunciada na segunda-feira (20), a Diocese de Joinville, que engloba as paróquias de Corupá, Jaraguá do Sul, Schroeder, Guaramirim e Massaranduba, suspendeu as missas religiosas com a presença de fiéis até o dia 02 de maio. A decisão foi tomada na tarde de quarta-feira, dia 22, um dia após o decreto publicado pelo governo estadual.
Demais atividades como reuniões, encontros, catequeses, festas e eventos permanecem suspensos, assim como batizados, primeiras eucaristias, crismas e matrimônios. Até o dia 2 de maio as igrejas estarão abertas apenas para orações individuais. E, a partir do dia 3 de maio, domingo, as missas retornam, de maneira gradativa, com a participação das pessoas seguindo o que determina a portaria do Governo do Estado.
No comunicado, a diocese ainda agradece a colaboração dos fiéis quanto ao que é determinado para este momento de pandemia. “Pedimos que, mesmo diante da retomada gradual de tantos segmentos, permaneça o cuidado no uso de máscaras, na higiene correta das mãos e no acatamento das orientações quanto ao distanciamento social. Que São Francisco Xavier, padroeiro de nossa Diocese, rogue por todos nós”, diz a nota.
As transmissões das missas da Paróquia São José, de Corupá, como também da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Nereu Ramos em Jaraguá do Sul (P. Aloísio Boeing) podem ser acompanhadas, de casa, pelo Facebook com a transmissão ao vivo.
Luteranos
A Paróquia Evangélica Luterana de Corupá, também informou que os cultos presenciais continuaram cancelados pelas medidas de seguranças, apesar do decreto estadual autorizando as atividades.
“Os Pastores que fazem parte do SINODAIS do estado se reunião e decidiram suspender todos os atos a qual tenha aglomero de pessoas com o intuito de segurança a saúde de todos. O período do cancelamento das atividades ainda está sendo analisado pelo conselho e que não tem data prevista”, explicou o Pastor Adenor Saatkamp, Paróquia Evangélica Luterana de Corupá.
Na nota esclarece a orientação geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, referente a não realização de atividades presenciais, continua em vigor; mantemos as orientações de suspenção das atividades que representam aglomerações, menores ou maiores.
O Pastor Adenor Saatkamp, explicou ainda que a Paróquia está levando mensagem religiosas para os fiéis através do aplicativo WhatsApp.
Restrições para as atividades religiosas
Segundo a portaria que estabelece as atividades nas igrejas e templos só poderão se realizadas com 30% da capacidade máxima do local. Pessoas do grupo de risco, que inclui idosos, imunodeprimidos e imunossuprimidos, não poderão frequentar as atividades religiosas, nem mesmo de maneira individual. Durante os cultos, os fiéis devem manter uma distância de 1,5 metro entre si, e a instituição religiosa deve garantir que todos higienizem as mãos com álcool em gel a 70% e usem máscaras.
De acordo com a determinação do Governo do Estado, os lugares de assento em templos e igrejas deverão ser disponibilizados de forma alternada entre as fileiras de bancos, devendo bloquear-se de forma física aqueles que não puderem ser ocupados.
Outra determinação é que os atendimentos individuais ocorram apenas mediante agendamento. Em relação à transmissão on-line dos cultos sem público, fica estabelecido que a equipe responsável seja de, no máximo, cinco pessoas. Todos devem usar máscaras e higienizar suas mãos frequentemente.
A fiscalização dessas medidas, que valem enquanto durar a pandemia, ficou a cargo da vigilância sanitária e das equipes de segurança pública.