Máscara de proteção – Crianças menores de dois anos não devem utilizar

O ideal é que as crianças fiquem em casa. Em caso de necessidade, a boca e o nariz podem ser protegidos por uma fraldinha, mas sempre com a supervisão de um adulto
A máscara de proteção do nariz e da boca já virou item do vestuário do jaraguaense, assim como em todos os lugares do mundo. Por onde quer que se ande, seja de bicicleta, a pé ou de carro, a máscara está presente no rosto das pessoas. O decreto municipal obrigando esse uso a todos os que saírem de casa foi publicado em 13 de abril e passou a valer no dia 16 de abril. Mas existem alguns grupos de pessoas que, por sua própria segurança, não devem utilizar a máscara. São elas: crianças menores de dois anos – por risco de sufocamento -, pessoas inconscientes e pessoas incapazes de retirar a máscara sem assistência. A orientação está em norma técnica da Anvisa.
O médico pediatra Rodrigo Ferreira de Souza enfatiza que o ideal é que as crianças não saiam de casa, até porque estão sem as aulas presenciais na escola. “Mas, se for necessário sair com uma criança menor de dois anos de idade, o recomendado pela Anvisa é não utilizar a máscara. No caso de a criança estar em um carrinho, acordada, e aceitar ficar com um paninho na frente da boca, uma fraldinha dobrada pode ser utilizada. Mas há a necessidade de supervisão sempre. Acidentes de sufocamento podem acontecer com quem ainda não consegue se proteger”, explica o pediatra.
Quem não deve utilizar a máscara:
– crianças menores de dois anos
– pessoas inconscientes (em coma, por exemplo)
– pessoas incapazes de retirar a máscara sem assistência (com paralisia cerebral, por exemplo)
Quem deve utilizar a máscara:
– Todas as pessoas não citadas acima que precisarem sair de casa
– Pessoas em casa que estiverem com sintomas de febre e tosse ou febre e dor de garganta
É importante observar que, mesmo utilizando a máscara, deve haver uma distância de um metro de outra pessoa.
A máscara deve ser retirada pelo elástico lateral e não pelo tecido em frente a boca.
A máscara deve ser trocada sempre que estiver úmida ou após aproximadamente quatro horas de uso.
Fonte da foto: https://bebemamae.com/bebe/saude-bebe/pediatras-alertam-bebes-menores-de-2-anos-nao-devem-usar-mascaras