Novo foco de mosquito da Dengue é confirmado no Centro de Corupá

Secretaria de Saúde orienta os moradores a não deixarem de lado os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti
Apesar de a principal preocupação no momento ser a pandemia do novo Coronavírus – que já matou 43 pessoas em Santa Catarina até este domingo (26) – os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue não podem parar. Nesta segunda-feira (27), um novo foco positivo foi registrado no Centro de Corupá.
Segundo o setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, o foco positivo para a larva do mosquito foi encontrado em uma armadilha na Rua Hercílio Luz, no Centro da cidade. Este é o quinto foco caso registrado neste ano. Os demais foram encontrados também no Centro e no bairro Bomplandt.
Uma agente de endemia vistoria a cada sete dias 67 armadilhas que foram espalhadas pela Secretaria de Saúde – como forma de monitoramento – por todos os bairros de Corupá. Outros 20 pontos considerados preocupantes, como cemitérios, borracharias e latoarias, são visitados de 15 em 15 dias. Não há nenhum paciente diagnosticado com Dengue em 2020 no Município.
O morador também pode denunciar locais onde há a suspeita de água parada. A Vigilância Epidemiológica de Corupá atende nos telefones (47) 3375-2161 e 3375-134.
Nunca é demais sugerir:
– Tampe tonéis e caixas d’água;
– Mantenha calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia – no ano passado, em um dos focos registrados em Corupá, as larvas do mosquito foram justamente encontradas em um pratinho de vaso de planta;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Quem tiver piscina muito tempo parada e com água dentro, atenção extra;
– Retire a água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
– Limpe ralos e canaletas externas;
– Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água – faça um jateamento de água nas folhas destas plantas pelo menos uma vez por semana;
– Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água.
– Quem tiver lagoa em sua propriedade com peixe, não precisa se preocupar. Os peixes costumam comer as larvas dos mosquitos.