Publicidade

Publicidade

ALERTA: Pneus sem condições de rodagem estão sendo usados pelos ônibus escolar da Prefeitura de Corupá

ALERTA: Pneus sem condições de rodagem estão sendo usados pelos ônibus escolar da Prefeitura de Corupá

Prefeitura alega que nenhuma empresa participou da licitação para as compras dos pneus, mas em caráter de emergência está adquirido os referidos

Em outubro do ano passado o JDC já havia alertado quando a manutenção dos ônibus escolas da Prefeitura

O alerta é novamente dos motoristas da frota dos ônibus escolar do município de Corupá. Na manhã de terça-feira, dia 23, alguns motoristas entraram em contato com o JDC, denunciando a falta de reposição dos pneus destes veículos que transportam as crianças.

Segundo os motoristas, que optaram por não identificar com medo de retaliações, o pedido deles pela troca dos pneus gastos e danificados é constante. “É muito grave o que está acontecendo, estamos solicitando a meses essas trocas, mas o que acontece é trocar por outro pneu ruim quando esse no ônibus estoura, está assim, e estamos com medo de rodar, pois é de nossa responsabilidade caso aconteça um acidente”, desabafam.

Os motoristas comentaram que final de ano e início foram feitas manutenções preventivas, mas os pneus mantiveram com a alegação que uma licitação seria feita para a compra dos pneus, mas em caráter de emergência seria comprado os necessários para uso, a qual até o momento não aconteceu.

A frota de ônibus escolares do município atualmente é de 10 veículos, sendo três de reserva, mas que segundo a informação 01 estaria a mais de um ano quebrado. “Esse ônibus é um IVECO, cheguei a trabalhar com ele, mas no ano passado o motor dele fundiu, e após foi mandado fazer a retífica lá em Jaraguá do Sul, e quando retornou não aguentou muito tempo e fundiu novamente. Depois disso ficou parado e agora foi levado para Luiz Alves em uma oficina de lá. Nos informaram que foi feito um orçamento para a reforma e custaria 50 mil reais para fazer tudo até o motor que custaria 20 mil reais. Mas não é certo, pois esse motor já tinha sido feito e se deu problema, como aconteceu, a empresa que fez primeiro deveria refazer na garantia. E o restante do valor que eles estão alegando é porque ficaram tirando peças dele enquanto estava parado, para usar nos outro quando dava problema”, denunciam.

No almoxarifado da Prefeitura, em conversas, contatamos que não tem pneus novos para a substituição e segundo informado não teria previsão de chegada de novos.

Uma conta rápida feito pelos motoristas, seriam necessários de urgência cerca de 20 pneus novos para os ônibus.

Prefeitura

Segundo a informação do assessor de educação Elisio Wedderhoff, uma licitação teria sido feita para a compra dos pneus, mas nenhuma empresa compareceu para o processo.  Mas que uma outra medida emergencial já fora feita. “Estamos providenciando a compra emergencial dos pneus que devem de estar a disposição para a troca nesta sexta-feira, dia 26, e um novo edital para a licitação está em andamento, acredito que será possível normalizar o estoque dentre algumas semanas”, explicou Wedderhoff.

Quanto ao ônibus em manutenção, foi confirmado pelo chefe de frota Moisés Alves, que o veículo está na referida mecânica, a qual aguarda o orçamento. “Este ônibus é de reserva, ele está já algum tempo parado com problemas mecânicos e recentemente foi enviado a essa oficina para fazer orçamento das peças e serviço. Quando tiver todo o levantamento será analisado pelo setor competente”, explica.

Susto

O motorista e a crianças levaram um susto após o ônibus escolar da prefeitura de Corupá escorregar na estrada. O fato aconteceu na estrada Ano Bom fundos, nesta quarta-feira (24), quando a crianças retornavam para as suas casas. Apesar do susto, ninguém se machucou.

Segundo informações a via estava molhada, decorrente as chuvas, juntamente com o fato dos pneus gastos ocorreu o susto. O ônibus parou em uma valeta e precisou ser removido.