Publicidade

Publicidade

IFSC oferta curso gratuito de bacharelado em Enfermagem em Joinville

IFSC oferta curso gratuito de bacharelado em Enfermagem em Joinville

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vai ofertar o curso superior de bacharelado em Enfermagem no próximo semestre, em Joinville. O curso faz parte da lista de vagas ofertadas pelo IFSC via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O edital que detalha a distribuição de 792 vagas em cursos superiores (licenciaturas, bacharelados e de tecnologia), no segundo semestre de 2019, foi publicado nesta quarta-feira (22). No total, serão 21 cursos nos câmpus Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul-Centro, Jaraguá do Sul-Rau, Joinville, Palhoça Bilíngue e São José. 

Além do curso de graduação em Enfermagem, com 24 vagas no período matutino, o Câmpus Joinville também terá vagas para o curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar (40) e Engenharia Mecânica (40), ambos no período noturno. Todos os cursos são gratuitos. As aulas começam no dia 29 de julho.

Podem concorrer às vagas estudantes que tenham feito todas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e tenham obtido pelo menos 300 pontos na redação. Além disso, é obrigatório ter ensino médio completo ou diploma de ensino superior. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site do Sisu, de 4 a 7 de junho de 2019. 

No ato da inscrição, o candidato deve informar se deseja participar por ampla concorrência ou pelo sistema de cotas para escolas públicas. Os selecionados na chamada única terão os nomes divulgados em 10 de junho e as matrículas serão feitas nos dias 12, 13, 14 e 17 de junho. 

Enfermagem

Autorizado pelo Conselho Superior (Consup) do IFSC, órgão máximo de deliberações da instituição, em 2017, o curso aguardava a autorização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e a inclusão no Sisu. “Foi um trabalho sério de toda equipe envolvida e que culminou com uma nota 4 para o curso”, explica o diretor do Câmpus Joinville, Valter Vander de Oliveira.

A oferta em Joinville atende a uma demanda regional, já que o curso de Enfermagem do IFSC será o primeiro curso público na área de Saúde de Joinville e do norte catarinense. Atualmente, existem apenas três cursos de bacharelado em Enfermagem na rede pública de Santa Catarina: em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e em Chapecó, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

O início do curso superior de Enfermagem acontece em um período de comemoração histórica para o IFSC. Neste ano, o curso técnico em Enfermagem completa 25 anos de funcionamento em Joinville. O curso técnico foi o primeiro ofertado pelo IFSC em Joinville, a partir de 1994, como extensão da unidade Florianópolis da então Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Até agora, já foram formados cerca de mil profissionais nesta área, o que representa um público em potencial para o curso de graduação.

Com duração de dez semestres, o bacharelado em Enfermagem terá entrada anual, alternada com o ingresso do curso técnico em Enfermagem.

Vagas no Câmpus Joinville 2019.2 – cursos superiores

Enfermagem – matutino – 24 vagas

Engenharia Mecânica – noturno – 40 vagas

Gestão Hospitalar – noturno – 40 vagas

Por Liane Dani | Jornalista do IFSC