Publicidade

Publicidade

Boca Livre – 02/09/2019

Boca Livre – 02/09/2019

Din Din para Corupá

Foi pelo menos o que o deputado federal Fábio Schiochet (PSL), anunciou nesta segunda-feira no gabinete do prefeito Gottardi. Seriam 250 mil reais que estão contratados e destinados para a agricultura, mais 1,25 milhões de reais que ainda serão cadastrados junto ao governo federal. Na esperança os recursos seriam usados para a base do asfalto da rua Pedra de Amolar, saúde e reforma da quadra do ginásio de esportes Willy Germano Gessner.

Din Din para Corupá II

Torcemos que tudo de certo. Somos sabedores que as emendas parlamentares são demoradas podendo até seguir por 36 meses até que seja realmente efetivada. Mas um povo já tem contado com o tal ovo no orifício enrugado da galinha e até campanha extemporânea já o faz. Que coisa né!

Novo secretário

Já divulgado na semana passada pelo JDC o nome do novo secretário de esportes, turismo e lazer, Adilson Oliveira (PDT), que assumiu definitivamente nesta quinta-feira, (01) e conta com o apoio da deputada Paulinha para destinar recurso para a pasta. Nas redes sociais a matéria teve boa repercussão com muitos comentários positivos e o parabenizando e sem falar das mais de 2 mil visualizações.

Novo secretário II

Oliveira terá um tempo curto a frente da secretária, mas garante que fará o possível para desempenhar um bom trabalho e trazendo melhorias significativas a pasta, que está, desde a segunda quinzena semana de junho sem secretário, após a saída de Jussara Carvalho. Oliveira também já adiantou que pretende disputar novamente uma cadeira na Câmara de Vereadores na eleição do próximo ano.

Ex-secretária

Por falar da ex-secretária Jussara Carvalho, um passarinho de penas multicoloridas nos informou que seu destino seguiu para o litoral, mais exatamente para o município de Piçarras a qual assumiu o cargo comissionado de assessora de apoio administrativo no dia 08 deste mês. Os maldosos de plantão já estão dizendo que foi indicação do dono da carruagem branca, pois o comando da prefeitura está por conta do PSDB. Já outros comentam que foi o pedido do ex-secretário de saúde de Corupá e ex-prefeito de Jaraguá do Sul Irineu Pasold. Será?

Falta de médico no posto

Já é uma reclamação recorrente de pessoas nas redes sociais, é fato essa falta. Esta semana a prefeitura emitiu uma nota sobre o assunto em que a médica faltante no PSF3 está em tratamento a qual ocasiona as suas faltas, justificadas. Na quarta-feira a prefeitura publicou o edital de chamamento de médicos que queiram entrar no quadro municipal. Esperamos que resolva, a população agradece.

Dívida pública

Um dos indicadores que mede a solvência da economia brasileira, a Dívida Pública Federal (DPF) está prestes a romper a barreira de R$ 4 trilhões. Segundo números divulgados pelo Tesouro Nacional, a DPF fechou o mês passado em R$ 3,978 trilhões, com alta de 2,6% no primeiro semestre.

Juros do cheque especial

A taxa de juros do cheque especial subiu 1,3 ponto percentual em junho, comparada a maio, e chegou a 322,2% ao ano. Em 2019, os juros do cheque especial já subiram 9,6 pontos percentuais. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Banco Central.

Confiança do comércio 

O Índice de Confiança do Comércio, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), cresceu 2,3 pontos na passagem de junho para julho deste ano. Com o resultado, que é a segunda alta consecutiva, o indicador chegou a 95,5 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Em julho, a confiança subiu em nove dos 13 segmentos do comércio pesquisados. A melhora do índice foi puxada principalmente pela confiança no futuro, medida pelo Índice de Expectativas, que avançou 2,7 pontos e chegou a 102,6 pontos. O Índice da Situação Atual, que mede a satisfação com o momento presente, subiu 1,8 ponto, atingindo 88,6 pontos.

Confiança do empresário

Enquanto o indicador da FGV sobe, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), recuou 1,7% na passagem de junho para julho.

Foi a quarta queda consecutiva, com o indicador atingindo 114,6 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, o menor patamar desde novembro de 2018, de 109,8 pontos.

2,9 milhões de empregos

A liberação de parte dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) permitirão à economia crescer 0,35 ponto percentual adicional nos próximos 12 meses, segundo o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida. Segundo ele, 2,9 milhões de empregos formais deverão ser criados nos próximos dez anos com as medidas anunciadas.

USB João Tozini

Aconteceu na manhã de terça-feira o processo de tomada de preços para a construção do posto de saúde no bairro João Tozini, que tem valor estimado de 1,5 milhões de reais, desde a compra do terreno, construção e equipamentos. Com a promessa de conclusão em seis meses, a ordem de serviço está prevista para ser assinada ainda neste mês de agosto. Vamos aguardar!

Bombeiros

Lá encima, na torre da corporação, uma deslumbrante bandeira do Brasil balança conforme o vento, mas não é só essas a mudança que observei. Além de uma organização impecável encontrei bombeiros de cara nos livros e cadernos. Isso mesmo, nos momentos em que estão sob aviso na corporação os bombeiros estão se aperfeiçoando em estudos. É um dos desafios impostos da diretoria já nos últimos anos a qual incentivam os efetivos e o voluntários ao estudo proveniente ao trabalho. Como o presidente Luiz Hack comentou, “não podemos ficar parados no tempo”. Parabéns a todos que realmente estão fazendo a diferença!