Publicidade

Publicidade

SARAMPO – CONHEÇA A DOENÇA QUE VEM DEIXANDO EM ALERTA DIFERENTES ESTADOS BRASILEIROS

SARAMPO – CONHEÇA A DOENÇA QUE VEM DEIXANDO EM ALERTA DIFERENTES ESTADOS BRASILEIROS

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade. 
Os sinais e sintomas do sarampo são: febre alta, acima de 38,5°C, dor de cabeça, manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo, tosse, coriza, irritação ocular, manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas. A vacinação é a única maneira de prevenir a doença.

Casos de sarampo em Santa Catarina
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), informa a ocorrência de quatro casos importados de sarampo no período de 17 a 31 de julho de 2019. Devido a clínica indicativa para sarampo, histórico de viagem e ou residência no estado de São Paulo onde está ocorrendo surto, recomenda que seja feita a vacinação de pessoas que circulem pelos locais com registro da doença por aquele estado, ou que tenham contato com pessoas procedentes de lá.

Alerta para surto de sarampo no Brasil 
No ano de 2019, até final de julho, foram registrados 561 casos com 77 distribuídos pelos estados de SC, RJ, MG, AM, RR, PA, e 484 confirmados no estado de São Paulo. Santa Catarina é um estado de grande fluxo de turistas e em função das férias escolares, observa-se um aumento no número de casos suspeitos da doença. Lembramos que o vírus do sarampo é altamente contagioso e frequentemente se dispersa através de pessoas que viajam a trabalho, em férias escolares, em movimentos migratórios e outros. Cada caso de sarampo pode iniciar um novo surto, especialmente se grupos não vacinados forem expostos.

Corupá em alerta
Apesar de não estar promovendo campanha específica de vacinação contra o sarampo, a vacina contra a doença está disponível no ESF-3(rua Nereu Ramos), para aplicação em crianças a partir dos 6 meses e em adultos, QUE FOREM VIAJAR para locais com registro da doença, ou que recebam turistas destes locais.

Fonte Prefeitura de Corupá