Publicidade

Publicidade

BOCA LIVRE – 23/08/2019

BOCA LIVRE – 23/08/2019

Praça central

Desde a semana passada a prefeitura iniciou as obras para a mudança do local do parquinho e também da academia na praça Artur Muller – agora mais para o meio da praça – uma solicitação da comunidade que costuma frequentar o local.

Praça central II

E onde até então estavam a academia e o parquinho, a prefeitura estaria elaborando um projeto para construção de pontos comerciais – salas – para comercialização de produtos artesanais do município. É claro a comercialização passaria por uma licitação do local.

Praça central II

As mudanças sempre são muito boas, desde que para o bem da população. Muitos criticam outro elogiam outros até dão dicas como cercar o local do parquinho afim de evitar a entrada de animais e também para segurança das crianças e contra os desesperos dos pais quanto uma suposta “fugidinha” das crianças.

Praça central III

Apesar disso tudo ser positivo, alguns comentário voltaram quanto a pessoas que se fazem presente os “indesejados” perturbando o local. São os conhecidos moradores de rua da nossa cidade, em muitas das vezes alcoólatras e se negam o auxílio. Não podemos simplesmente mascarar esse problema e sim insistir em uma ajuda a esse problema que não é de agora na vida dessas pessoas e sim um reflexo de muitos anos sem um apoio.

Pista de Skate

Segundo informações ela deverá de ficar pronta início de setembro, a promessa que até o final da quinzena do próximo mês estará disponível para a galera aproveitar. E uma surpresa para a pista, pois será grafitada por um profissional de renome. Outras novidades também são para as áreas de lazer da Cohab e da rua Domingos Salvador que também estão nos finalmente.

PSL de Corupá

Na última sexta-feira, o partido recém-criado no município realizou a seu primeiro encontro aberto para filiação. Segundo o presidente da sigla Anderson Vargas, conhecido por Nick, 20 novas filiações aconteceram e o partido tem a meta da atingir 100 até final do ano.

PSL de Corupá II

Quanto a eleição municipal para o próximo ano, o partido já teria nomes para pré-candidatos a vereador e está a procura para prefeito e vice. Ainda segundo Vargas, o nome deverá de ser anunciado até dezembro e o partido não fará nenhuma coligação para a disputa.

PSL de Jaraguá

Já o partido da cidade vizinha sofreu uma saia justa no final de semana, quanto a filiação do ex-candidato a prefeito – daquela cidade – Luiz Carlos Ortiz Primo que disputou pelo PT a qual era filiado desde 1995. O presidente estadual do PSL o deputado federal jaraguaense Fábio Schiochet emitiu uma nota de repúdio e declarou: “será feita uma triagem ideológica dos interessados quando a Executiva Estadual proceder ao cadastro no TER, eliminando qualquer possibilidade de pessoas com ideologias diferente estarem inscritas em nossas fileiras”. E finaliza a nota dizendo: “Assim reforço meu repúdio reforçando a informação que o PSL Estadual e Nacional já haviam tomado providências quanto a situação como está”.

Candidatos

A exemplo que um passarinho assobiou esta semana – esse por sua vez adora tomar café na Câmara – o bolo chamado Corupá sempre era na maioria das vezes dividido por dois candidatos, mas o que está se desenhando, ano que vem esse mesmo bolo será fatiado por mais candidatos.

Candidatos II

Em recém pronunciamento o presidente do PSDB o vereador Felipe Rodrigues, anunciou que o partido terá candidato a prefeito/vice, na mesma oportunidade o vereador Siney Schwerdtner do PP também já adiantou que o partido terá os seus nomes para a disputa do paço municipal.

Candidatos III

Do outro lado temos o prefeito Gottardi do PSD que aspira a sua reeleição. Outro partido é o PDT que também pretende dar um salto em uma possível candidatura ao executivo. E ainda temos o MDB que já tem o nome para a disputa e já trabalha para o nome forte para a vice.

Candidatos IV

Já fez as contas? Se sim parabéns, pois seriam 05 candidatos a prefeito. Um recorde para a Capital Catarinense de Banana e também para a mais doce. Se confirmar será uma disputa bem interessante. Vamos aguardar. E que vença o melhor!

Pulverização aérea

Projeto de lei que pedia o fim desse tipo de técnica no Estado recebeu parecer contrário do deputado e relator Milton Hobus (PSD), decisão que tranquilizou os bananicultores. Segundo o parlamentar, a proposta é inconstitucional porque afronta normas da Constituição Federal, além de colocar em risco a sobrevivência econômica de milhares de produtores. Santa Catarina tem hoje 3,4 mil famílias que vivem da bananicultura. Apesar disso o deputado Fabiano da Luz (PT) pediu vistas ao projeto – ele tem prazo até final desta semana para entregar o pedido. Porém, a maioria dos parlamentares da comissão defendeu o voto do relator pela rejeição ao projeto de lei.

Aumento no ICMS sobre os defensivos agrícolas

Os dirigentes das quatro organizações do setor agrícola, Faesc, Ocesc, Fecoagr e Federação dos Trabalhadores na Agricultura, estiveram reunidos com o Governador Carlos Moisés da Silva (PSL), esta semana, e entregaram um documento com as posições sobre a crítica situação. A reivindicação do setor agrícola para que o governador revogue o aumento da alíquota do ICMS em 17% sobre os defensivos agrícolas. De acordo com produtores, a volta da taxação é um golpe na competitividade de um estado onde o agronegócio responde por 30% do PIB e 66% das exportações.

Startup+Varejo

“Uma verdadeira maratona de inovação para o varejo”. É o que o propõe o evento Startup+Varejo – O Hackathon do Varejo 2019 promovido pela aceleradora Spin em parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul e FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina). A imersão para empreendedores ocorre de 15 a 17 de outubro, no Centro Cultural Scar, e integra a programação do Spin Up Summit 2019. O evento pretende fortalecer o espírito empreendedor a partir da criação, prototipação e validação de ideias voltadas à realidade do comércio jaraguaense e da região. A iniciativa faz parte do calendário municipal de ações da economia criativa.

Desigualdade

A média salarial de homens empregados no setor formal no Brasil é de R$ 3,2 mil por mês, e das mulheres cerca de R$ 2,7 mil. A diferença é ainda maior para mulheres negras, que recebem praticamente a metade do rendimento dos homens brancos. Dados como esse estão disponíveis no Observatório da Diversidade e da Igualdade de Oportunidade, lançado esta semana pelo Ministério Público do Trabalho, com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).