Publicidade

Publicidade

Câmara de Vereadores homenageia Escola São José pelos seus 90 anos e ao CEJAC pelos 20 anos de fundação

Câmara de Vereadores homenageia Escola São José pelos seus 90 anos e ao CEJAC pelos 20 anos de fundação

Em sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores de Corupá, nesta última segunda-feira, dia 23, nas dependências do Salão Paroquial, homenageou os 90 anos de história da Escola São José e aos 20 anos do CEJAC – Centro de Educação de Jovens e Adultos de Corupá.

Além dos vereadores, esteve presente o gerente regional da educação, no ato representando o Governador Carlos Moisés da Silva, Fernando Alfen, os diretores anteriores das instituições de ensino e ao atuais: CEJAC o senhor Rubens Junior Heinrich, e da escola São José Juliane Sayuri Umetsu. No ato a secretária municipal de Educação Rosane Martini Berti, representava o prefeito municipal João Carlos Gottardi, que estava em Florianópolis para o congresso de prefeitos.

Em seu discurso o presidente da casa Lairton H. Muller agradeceu aos demais vereadores pela sessão solene e também a iniciativa dos vereadores Felipe R. Rodrigues e Alaor Duarte pela indicação da mesma. Emocionado Muller lembrou a época quando lecionava no CEJAC e também ao tempo de diretor da Escola São José. “O CEJAC é um exemplo de inclusão social na educação. Pessoas que ao logo destes 20 anos obtiveram a formação capaz de transformar suas vidas. Lembro quando ministrei aulas na comunidade do sertãozinho… devo admitir que nos olhos de meus alunos da época morava a esperança, o resgate, um sonho, uma nova chance… Parabéns a todos que fazem parte de história. Quanto o São José, devo iniciar com a frase “Somos todos São José” foi a frase que se formou no seio da escola em 2016 e comoveu a comunidade em torno de suas atividades, cito a municipalização. Parabéns a todos que aderiram a aquela luta…… Parabéns a todos que fazem parte desta história”.

90 anos Escola São José

A Escola Municipal de Ensino Fundamental São José completou 90 anos no dia 29 de março deste ano. A instituição fundada pela Congregação Sagrado Coração de Jesus e pertencente às Irmãs Franciscanas de São José, atualmente mantem convênio com o munícipio, desde outubro de 2016. Época em que o estado decidiu por encerrar as atividades mantidas desde 1971.

Atualmente a escola é administrada pela diretora Juliane Sayuri Umetsu e atende aproximadamente 570 alunos da educação infantil (pré) e ensino fundamental (1º ao 9º ano). A APP é presidida por Juarez Rocha.

Os alunos estão distribuídos em 25 turmas, destas 5 de educação infantil, 08 de anos iniciais e 12 turmas de anos finais do ensino fundamental. Possui 14 salas de aulas e demais dependências.

O quadro administrativo e pedagógico é formado por 33 funcionários e 4 estagiários, dos quais 25 são professores.

CEJAC 20 anos

O Cejac (Centro de Educação de Jovens e Adultos de Corupá) foi implantado em 27 de setembro de 1999, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Corupá, o SESI, e a Secretaria Estadual de Educação, sendo uma Unidade Descentralizada do EJA de Jaraguá do Sul.

Desde 2017, o Cejac está, sob coordenação pedagógica do professor Rubens Heinrich Junior. 

Ao longo dos 20 anos, além do Cejac Centro, foram estendidos polos educacionais em diversas comunidades, oferecendo o ensino fundamental e posteriormente o ensino médio: Escola Frederico Viebrantz, Faxinal: atendendo 18 alunos na Alfabetização de Adultos (nivelamento I e II), Escola Lauro Müller, no Rio Paulo: atendendo 15 alunos, Osvaldo Amaral: com 18 alunos frequentando regularmente o ensino fundamental, Weg Reflorestamento,  com 12 alunos frequentando o ensino fundamental e  19 alunos frequentando o ensino  médio.