Publicidade

Publicidade

BOCA LIVRE – 28/09/2019

BOCA LIVRE – 28/09/2019

População

Aguçado pela minha curiosidade, dei uma espiada no site do IBGE, para ver como está a estimativa populacional da nossa região. Em Corupá, por exemplo, quando aconteceu o último censo já se vão nove anos. Mas lá conta que éramos 13.852 habitantes nessa terra abençoada. Em estimativa divulgada pelo instituto – em cálculos – já somos 15.909, um acréscimo de 14,8% nesse período.

População II

Apesar desse número, somos a menor cidade da microrregião, e a que menos cresceu em números populacionais. Disparada na frente de todos está Schroeder que teve a surpreendente 39,5% de aumento e chegando a 21.365 habitantes. Guaramirim teve um acréscimo de 27,4% ficando em segundo lugar com 44.819 habitantes. Jaraguá do Sul em terceiro com 24,2% e com população de 177.897 habitantes e antepenúltimo está Massaranduba com 15,3% com 16.916 habitantes. Portanto a Capital Catarinense da Banana está com o menor crescimento populacional com apenas os já mencionados 14,8%.

Outros números

Por falar em números, o que tem me deixado em dúvida é a respeito de um pedacinho no discurso do prefeito Gottardi. Quando ele comenta da arrecadação do município que teve um acréscimo significativo neste ano, podendo chegar ao estimados 50 milhões de reais. Declara que precisa fazer corte para economizar, tudo bem até aí. Mas enquanto perdurava a quantidade de comissionados, faltava remédios e exames, manutenção nos ônibus e assim vai. Essa é uma conta que não fecha!

Gabinete nos bairros

O projeto da Câmara de Vereadores, que tem intuito de aproximar o legislativo a população – Gabinete nos bairros – acontece neste sábado, dia 28, no bairro XV de Novembro. O local será na Sociedade XV de Novembro das 9h às 11h. uma oportunidade para os moradores do bairro solicitar melhorias.

Mudança no horário

A partir no dia 1ª de outubro até 31 de dezembro, a Prefeitura de Corupá atenderá em novo horário – o chamado horário de verão – que será das 7h às 13h, ininterrupto. Segundo as informações seria uma medida de economia. Ficando mantido horário normal para todas as atividades de educação e ensino nas Escolas Municipais e CEI´s; os atendimentos nos Postos de Saúde, Clínica de Fisioterapia e NASF; as aulas de modalidade esportiva realizadas no Ginásio de Esportes Municipal Willy Germano Gessner; os serviços realizados pela Autarquia Águas de Corupá; os motoristas e servidores da Secretaria Municipal de Saúde que estiverem de plantão e/ou de sobreaviso; e os motoristas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que realizam o transporte de alunos. já o Porteira Adentro e Corupá em Ação foram suspensos os programas. A medida foi conforme decreto 1753/19 pulbicado no Diário Oficial do Município.

Saída

Esta segunda-feira, dia 23, o empresário Fábio Espíndola anunciou a sua saída do PSD, a qual presidia desde a fundação do partido no município. Alegando compromisso profissionais e questão da rede de postos a qual estava subcarregando a sua esposa e filho. Para mim, uma atitude louvável, pensado em sua família.

Outra saída

Em Corupá, as segunda-feira parece ser o dia das surpresas, mas essa nem tanto. O presidente do MDB, Antônio Vicente Tureck, popular Toninho, também anunciou a sua saída do partido. Este por sua vez não declarou os motivos. Alguns passarinhos comentam que sua ida ao PSL será o mais provável.

Vereador não pode assumir cargo na prefeitura!

É um projeto de lei que está tramitando na Câmara de Vereadores de Guaramirim, que tem a proposta que nenhum vereador possa assumir um cargo na prefeitura, sem antes renunciar ao cargo de vereador. Um mesmo projeto também tramitou na Câmara de Jaraguá do Sul, mas foi arquivado. Será que em Corupá essa discussão também será levantada? Vamos aguardar!

Convenção

O MDB de Corupá movimentará os seus mais de 800 filiados para a sua convenção que elegerá o novo diretório e a presidência do partido, para os próximos dois anos. A votação acontecerá no dia 19 de outubro – sábado – das 8h30 às 11h, na Câmara de Vereadores. A promessa é de uma grande renovação.

Pegou mal

Nesta terça-feira, o governador Moisés da Silva cumpriu agenda em Blumenau a qual anunciou investimento de mais de 30 milhões de reais para a cidade. A nota negativa da agenda governamental na terceira maior cidade do estado fica por conta do não convite a outros três deputados estaduais da cidade e região: Ismael dos Santos, Ivan Naatz e Láercio Schuster. O único convidado foi o Ricardo Alba, correligionário e nome avalizado por Moisés da Silva à disputa municipal do próximo ano. Pegou mal. Também porque o prefeito Mário Hildebrandt só recebeu o convite na undécima hora. É uma prática que não se via nem nos tempos imemoriais da República.

Lá adiante

O governador atua para fazer uma boa base de prefeitos e vereadores no ano que vem. Também pensando na sua própria reeleição lá em 2022.

Luiz Henrique da Silveira

A representação catarinense no Senado deu, nesta terça-feira (24), mais uma demonstração de civilidade política na inauguração da Sala Luiz Henrique da Silveira, a sala do cafezinho anexa ao plenário e a mais frequentada pelos senadores. Lá estiveram os senadores Dário Berger, Esperidião Amin e Jorginho Melo, a viúva Ivete Silveira, os prefeitos Udo Döhler e Saulo Sperotto, o Procurador Federal Georgino Melo e Silva, atuais e ex-parlamentares federais e lideranças de vários Estados. O projeto que aprovou a homenagem foi apresentado pelo ex-senador Paulo Bauer, que também esteve presente.

Sem Primeiro Ministro

A passarinhada está alvoroçada com passibilidade de que a city poderia ficar sem o seu Primeiro Ministro. Sim, são burburinho. Uns já estão falando que será ocupada por uma outra pessoa – que até poderia ser uma mulher – já outro comentam que ele não deixará o posto, somente o status, mas continuará atuando.  Vamos aguardar.

Sem Primeiro Ministro II

Essa possível saída estratégica do Primeiro Ministro, segundo passarinhada, seria a saia justa depois que o prefeito anunciou as tal 11 exonerações dos cargos de confiança. A qual estaria sendo cobrado providência pelas atitudes do chefe do executivo. Tentando fazer uma saída de mestre.

Preço é prioridade

O novo estudo do IEMI – Inteligência de Mercado apresenta mudanças em relação à versão anterior, de 2017. Dois anos atrás, o bom atendimento superava todos os requisitos na tomada de decisão. Já o estudo atual indica que os consumidores passaram a se preocupar principalmente com a questão de preços mais baixos e a variedade de produto por parte das lojas. O bom atendimento passou a ocupar a quarta posição em relevância.

Melhora nos próximos meses

O LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, divulgou na última terça-feira (17) um estudo inédito que mostra que 80% dos recrutadores brasileiros acredita na melhoria da taxa de emprego nos próximos 12 meses. Batizado de “O sentimento dorecrutador”, o levantamento foi feito de abril a maio deste ano, com 300 entrevistados de empresas de médio a grande porte. Dos outros 20% dos respondentes, 16% disse não acreditar numa melhoria na taxa de emprego, enquanto 4% não souberam responder. Dentre um dos fatores citados pelos recrutadores para esse otimismo, estão as reformas econômicas previstas pelo governo atual.