Publicidade

Publicidade

É neste domingo, dia 06, a eleição para os conselheiros tutelares de Corupá

É neste domingo, dia 06, a eleição para os conselheiros tutelares de Corupá

Votação acontecerá na Escola E. B. Teresa Ramos, das 8h às 17h. O voto é facultativo e será nas urnas eletrônicas

É neste domingo, dia 06, que você pode ajudar a eleger conselheiros tutelares, que são, conforme a lei, quem zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. 

Em nosso município são 09 as candidatas que disputam as 05 vagas para Conselheiro Tutelar, para o mandato de quatro anos que iniciará no dia 10 de janeiro do próximo ano. Para as eleitas, terão uma renumeração mensal de 2.430,00 reais e carga de 40 horas semanais, podendo ficar de sobreaviso. Em 2016 foram 13 candidatos, sendo três homens.

A votação é direta, secreta e facultativa. Para votar, o eleitor deve apresentar o documento oficial com foto (identidade ou carteira de habilitação) e o título de eleitor. O local de votação será – somente – na Escola E. B. Teresa Ramos, das 8h às 17h. Este ano a votação será nas urnas eletrônicas.

Responsabilidades

O Conselho Tutelar é encarregado de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do Poder Público, fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.  

Os Conselhos têm competência para aplicar medidas de proteção à criança e ao adolescente sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis. Trabalham, por exemplo, para retirar meninos e meninas de situações de negligência, exploração sexual e violência física e psicológica.  

Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infantojuvenil, tendo um papel estratégico na proteção jurídico-social dos direitos da criança e do adolescente.

Quem são as candidatas

Adilce Pacheco nº 101

Andréia dos Santos Auerhanh nº 102

Damaris Emanuele nº 103

Dorilde Langer Schmoeller nº 104

Evelin Novack nº 105

Grace Raquel Benkendorf nº 106

Mara Sueli Gaudet nº 107

Silvana Ferreira nº 108

Silvana Zoleti S. Fernandes nº 109