Publicidade

Publicidade

Campanha nacional de vacinação do sarampo inicia nesta segunda-feira, dia 07

Campanha nacional de vacinação do sarampo inicia nesta segunda-feira, dia 07

A segunda-feira, dia 07, marca o início da campanha nacional de vacinação contra o sarampo deste ano. A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, estará disponível somente no posto de saúde do centro, salve o dia D (19), da campanha que também terá atendimento no posto da saúde da Vila Isabel.

Neste primeiro momento da campanha o foco será para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que inicia nesta segunda-feira e o horário de atendimento será das 7h45 às 11h15 e das 12h30 às 16h15 de segunda a sexta-feira. Já no dia 19, dia D, acontecerá em dois locais: postos de saúde do centro e Vila Isabel, das 8h as 17h sem fecha para o almoço.

“Neste primeiro momento será focado nas crianças, é importante que os pais tragam junto as carteirinhas de vacinação para verificar se está tudo atualizado. Também aproveitaremos o momento para emitir o atestado de vacinação que é exigido no ato da matrícula escolar”, explica a enfermeira responsável pela vacinação Daiana Mahs de Freitas.

Lembrando que o prefeito João Carlos Gottardi assinou no mês passado o decreto 1722/19, que passa a exigir o atestado de vacinação no momento da matrícula ou rematrícula de crianças e adolescente em toda a rede municipal de ensino.

Já o segundo momento da campanha nacional de vacinação contra o sarampo será destinado a jovens de 20 a 29 anos que será entre os dias 18 a 30 de novembro com o dia D no último dia da campanha. Os horários seguem o mesmo cronograma do primeiro momento da campanha.

Números

De acordo com um boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro, foram confirmados 5.346 casos de sarampo no Brasil. A maior parte dos diagnósticos está concentrada em 153 municípios de São Paulo (97,5%), principalmente na região metropolitana.

Em nosso estado, de acordo com a Dive – Diretoria de Vigilância Epidemiológica, foram registrados 22 casos confirmados, sendo 03 de tripulantes de navios que desembarcaram lá em fevereiro. Os outros casos estão distribuídos como: Florianópolis (12), Guaramirim (1), Barra velha (3), Balneário Camboriú (1) e Schroeder (1), e o mais recente em Joinville, final do mês de setembro. O caso é de uma mulher de 29 anos e local provável da infecção não foi confirmado, visto que a paciente tem histórico de viagens pelo estado.

O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença respiratória infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida de pessoa a pessoa, pela fala, tosse e espirro. É extremamente contagiosa, podendo ser contraída em qualquer idade. Caracteriza-se por febre alta, mal estar, dor de garganta, tosse, coriza, conjuntivite, manchas avermelhadas pelo corpo (exantema).

As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 (um) ano de idade, podendo inclusive, levar ao óbito. Caso apresente alguns dos sintomas descritos procure uma das Unidades de Saúde e/ou Pronto Atendimento 24h para avaliação.