Publicidade

Publicidade

BOCA LIVRE – 04/10/2019

BOCA LIVRE – 04/10/2019

Críticas

Os vereadores, em sessão nesta segunda-feira, não pouparam críticas ao prefeito Gottardi, quando a sua má administração. Era quase que unânime os questionamentos quanto a falta de manutenção das vias públicas, máquinas e caminhões quebrados e sem manutenção.

Críticas II

Também não faltou nos discursos o tema do empréstimo dos 7 milhões de reais, a qual questionaram – os vereadores – sobre o uso do recurso que até o momento nenhuma máquina e tão pouco uma rua foi iniciada a pavimentação. Os vereadores ainda se queixaram quanto a falta de diálogo do prefeito não só com o legislativo, mas também com os funcionários da prefeitura, a qual teria taxado – o prefeito – como “sem vontade de trabalhar”.

Turbulências

O clima está quente entre os membros do PSD de Corupá – partido do prefeito Gottardi – tudo começou após a saída do fundador do partido e até então presidente da sigla Fábio Espindola. Tem filiado pulando de tudo que é lado, segundo a passarinhada, enquanto filia um, saem dois. Se continuar assim, vão ficar poucos na sigla.

Homenagem

O ex-prefeito Tamanini foi homenageado, na última quarta-feira (25), pela ARIS – Agência Regulatória Intermunicipal de Saneamento, em Florianópolis, pelo período em que esteve a frente da presidência, entre os anos de 2013 e 2014. A ARIS é uma entidade que tem como missão regular e fiscalizar os serviços de saneamento básico dos municípios de Santa Catarina.

Qualificação de trabalhadores

O Brasil precisará qualificar 10,5 milhões de trabalhadores industriais até 2023 para suprir a demanda de profissões ligadas à tecnologia. A conclusão consta do Mapa do Trabalho Industrial 2019–2023, lançado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para orientar a oferta de cursos da instituição nos próximos anos.

Informalidade recorde

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C), divulgada na sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os trabalhadores na informalidade atingiram o recorde de 41,4% do total da população ocupada no país. Esse é o maior nível desde que o indicador passou a ser medido em 2016.

Obras atrasadas

Dois terços das obras de infraestrutura do Estado estão com andamento comprometido e quase 30% delas venceram o prazo, segundo dados do portal Monitora FIESC, mantido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). De 77 obras de infraestrutura em andamento analisadas pelo portal, 23 (29,9%) já venceram o prazo, e outras 51 (66.2%) estão com andamento comprometido, entre estas as obras de duplicação da BR-280.

FGTS

O pagamento de até R$ 500 por conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começa na sexta-feira (27) para os trabalhadores nascidos em maio, junho, julho e agosto com poupança ou conta-corrente na Caixa Econômica Federal. A Caixa Econômica Federal iniciou em setembro o depósito automático para quem tem poupança, seguindo calendário de mês de nascimento.

Só faz bem

Parabéns aos pais e mães que realizaram um verdadeiro mutirão para a limpeza da CEI Bomplandt, que aconteceu no domingo, dia 29. São inciativas que temos vistos em outras escolas e CEIs do município, faz com que aproxime ainda mais a comunidade da escola.

PA

A notícia da intervenção do Pronto Atendimento – administrado pelo Instituto Civitas de Desenvolvimento Humano-ICDH – pela prefeitura de Corupá, pode ter pego de surpresa algumas pessoas. Não o Jornal de Corupá, pois já tínhamos alertado em matérias e em comentários nesta coluna, antes mesmo da assinatura do contrato pelas partes, lá em agosto do ano passado.

PA II

Apesar disso tudo a prefeitura agiu rapidamente e tomou o controle antes mesmo que o caos tomasse conta, mas o prejuízo disso tudo deve de ficar não só para a população, mas para os funcionários que até agora não tiveram os seus encargos pagos. E os salários, sempre atrasado, repetindo mês a mês.

PA III

Por parte da Instituto Civitas de Desenvolvimento Humano-ICDH, nenhum pronunciamento e nem uma explicação aos funcionários, tudo em silencio. Já pela prefeitura, a promessa de continuidade no atendimento a população sem causar nenhum prejuízo. Repito, o Jornal de Corupá já tinha alertado nem uma, nem duas e nem três vezes e ainda outros funcionários da prefeitura também já tinha alertados os gestores na época. Esse problema todo poderia ser evitado caso o Hospital Jaraguá continuasse na administração.

Atendimento

A Câmara de Vereadores de Corupá, a exemplo da Prefeitura, alterou o seu horário de atendimento, desde esta quinta-feira (03), passando a atender das 7h às 13h de terça a sexta-feira. Nas segunda-feira o expediente iniciará às 7h e finalizará no final da sessão. A portaria 18/2019, foi publicada nesta quinta-feira.