Publicidade

Publicidade

Conselho Tutelar: confira as eleitas no município

Conselho Tutelar: confira as eleitas no município

No último domingo, dia 06, foram eleitas as cinco conselheiras tutelares do município que ficarão responsável, a partir de janeiro e aos próximos quatro anos, a zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

O voto foi direto, secreta e facultativa, ao total foram computados 674 votos, sendo um em branco e 05 nulos.  A mais votada foi Silvana Zoleti da Silva Fernandes com 134 votos.

Responsabilidades

O Conselho Tutelar é encarregado de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do Poder Público, fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.  

Os Conselhos têm competência para aplicar medidas de proteção à criança e ao adolescente sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis. Trabalham, por exemplo, para retirar meninos e meninas de situações de negligência, exploração sexual e violência física e psicológica.  

Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infantojuvenil, tendo um papel estratégico na proteção jurídico-social dos direitos da criança e do adolescente.

Eleitas:

1º Titular 134 votos Silvana Zoleti da Silva Fernandes

2º Titular 124 votos Adilce Pacheco

3º Titular 73 votos Dorilde Langer Schmoller

4º Titular 64 votos Andréa dos Santos Auerhanh

5º Titular 64 votos Mara Sueli Gaudet

Suplentes:

1º Suplente 58 votos Damaris Emanuele Ulrich Teixeira

2º Suplente 53 votos Grace Raquel Benkendorf

3º Suplente 53 votos Evelin Novak

4º Suplente 45 votos Silvana Maria Ferreira Jungles Ferreira