Publicidade

Publicidade

Vem aí o Censo IBGE/2020

Vem aí o Censo IBGE/2020

Na terça-feira(22) técnicos do IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estiveram em Corupá onde apresentaram algumas informações sobre o planejamento do censo demográfico programado para acontecer nos meses de agosto a outubro de 2020. O trabalho é realizado pelo Instituto a cada dez anos e sempre coincidindo no mesmo período do ano e permitindo a comparação entre censos.

Amparado pela Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE para realização do Censo Demográfico. Estas informações possuem caráter sigiloso e serão usadas exclusivamente para fins estatísticos, não podendo ser usadas para outro fim.

A fase de coleta do Censo 2020, compreende a aplicação dos questionários básico com 26 questões em 71 milhões de domicílios, e da amostragem com 76 questões em 7,1 milhões de domicílios, e quantificará características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo e trabalho, trabalho e rendimento, e mortalidade. Com a divulgação de informações preliminares ainda no ano de 2020, já será possível saber quantos somos, onde estamos e como vivemos, servindo como base para o planejamento estratégico de ações pelos governos municipal, estadual e federal, oferecendo o conhecimento e dimensionamento das necessidades existentes em áreas como saúde, educação e emprego, entre outras. 

Para a realização do censo serão contratadas aproximadamente 16 pessoas, sendo 14 recenseadores e 2 coordenadores, preferencialmente de Corupá, por conhecerem a cidade e boa parte da população. O edital, abrindo o processo de contratação destas pessoas, deve ser publicado em março/2020 e após seleção e período de treinamento, devem ser contratados com um salário mensal aproximado de dois mil reais para os coordenadores e de até três mil reais para os recenseadores.

Nesta primeira reunião em Corupá estiveram presentes o prefeito João Carlos Gottardi, os secretários municipais, o presidente e o vice-presidente da Câmara de Vereadores, representantes da ACIAC, da Polícia Militar e dos agricultores.

A partir desta reunião será constituída uma equipe que acompanhará o andamento dos trabalhos e funcionará basicamente como um link de ligação entre a população e o IBGE.

Informações adicionais podem ser obtidas através do site https://censo2020.ibge.gov.br/.