Publicidade

Publicidade

Dia de Finados: saudades e orações pelos entes queridos

Dia de Finados: saudades e orações pelos entes queridos

Na Floricultura União você encontra várias opções de flores artificiais e naturais. E para o sábado o horário será especial das 7h às 18h sem fechar para o almoço

Pouco a pouco, a cor acinzentada do concreto cede lugar ao colorido das flores acomodadas em vasos sobre os túmulos dos Cemitérios de Corupá. Os vasos, trazidos por familiares de pessoas sepultadas no local, simbolizam uma homenagem aos mortos. A limpeza é intensificada para este sábado, dia 02, data que é celebrado o Dia de Finados.

Para a senhora Elem Padilha de Lima Caetano da Silva, é um comprometimento com a limpeza, mas destaca, é um momento de paz e oração para aqueles nos deixaram. “Todos os anos tenho o compromisso que é manter limpo os túmulos dos meus familiares é um compromisso que assumi, já que os meus pais não estão mais residindo na cidade. Mas também é um momento de reflexão e recordação dos momentos bons que eles deixaram que nossos corações, de certa maneira, tentar amenizar a saudades”, explica.

O casal Luzia e Eugênio, aproveitaram as primeiras horas do dia para deixar tudo preparado para o Dia de Finados. “Aproveitamos para vir cedo e assim evitar o sol mais forte. Já deixamos tudo limpo, na verdade sempre fizemos a manutenção, agora é só colocar as flores e rezar. É sempre uma maneira de aliviar a saudades lembrando dos nossos familiares que já se foram”, comentam.

Vendas de flores

Nestas últimas semanas o movimento intensificou nos cemitérios da cidade, como também na venda de flores naturais e artificiais, como é o caso da Floricultura União, que fica ao lado do Cemitério do centro. Segundo o proprietário Anderson Moreira as vendas de flores artificias é a maior demanda. “As flores e arranjos artificiais é na maioria a maior opção das famílias, pelo fato de aguentarem o calor, ficarem mais tempo enfeitando os locais, mas há que ainda prefira as naturais, que também comercializamos”, explica. No local é possível encontrar flores artificias a partir de R$ 2,50 e o horário foi estendido das 7h as 18h sem fechar para o almoço.

Cuidado com dengue

Ao ornamentar o túmulo, os visitantes devem ficar atentos à escolha dos objetos para evitar o surgimento de focos da dengue.

A dica é escolher vasos que tenham furos embaixo para evitar o acúmulo de água, que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Outra orientação é que as floreiras de concreto sejam furadas. Os pratinhos, que costumam ser colocados embaixo, também devem ser enchidos com areia.

Celebrações

A Igreja Matriz São José fará normalmente a missa no final de semana, sábado às 19 e domingo às 8h. Já a Paróquia Evangélica fará o culto em lembrança dos entes que já se foram às 8h na capela mortuária do Cemitério do Centro e às 9h na Igreja da Vila Isabel.

Previsão do tempo

Segundo previsão da Epagri/Ciram, a previsão para hoje, sexta-feira, variação de nuvens e condição de chuva fraca, associada à circulação marítima. No sábado o sol deve de aparecer, mas ainda com muitas nuvens por causa da circulação marítima