Publicidade

Publicidade

Sarampo: segunda etapa da campanha inicia na próxima segunda-feira (18)

Sarampo: segunda etapa da campanha inicia na próxima segunda-feira (18)

No município um caso da doença está sendo investigado. Schroeder e Guaramirim já registraram 01 caso da doença em cada município

Tem início na próxima segunda-feira, dia 18, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo com idade ente 20 a 29 anos. Dados do Ministério da Saúde, espera-se proteger 13,6 milhões de adultos. A primeira etapa aconteceu de 7 a 25 de outubro com crianças de 6 meses a menores de 05 anos.

Boletins divulgados pela DIVE – Diretoria de Vigilância epidemiológica do estado, registrou 59 casos confirmados da doença, em Corupá um caso está sendo investigado, mas que segundo a enfermeira responsável pela vacinação Daiana Mahs de Freitas, o resultado deva de sair em breve. “Já foi realizado todo o protocolo exigido, vacinando familiares próximos, mas dependemos ainda do resultado dos exames.” A criança é moradora do bairro Bomplandt.

Já em Schroeder e Guaramirim cada município teve um caso da doença confirmada. Florianópolis é o município com mais caso 23, seguindo por Joinville com 08, Palhoça e Concórdia ambas registraram cada um 05 casos, Barra Velha com 03, São José e Governador Celso Ramos com 02 casos cada município, Balneário Camboriú, Guabiruba, São João Batista, Imbituba, Mafra e Monte Castelo registraram 01 caso em cada município.

O estado é o sexto com mais casos de sarampo. Está atrás de São Paulo (5.123 casos), Paraná (227), Rio de Janeiro (70), Minas Gerais (67) e Pernambuco (37). O total até agora no país é de 5.560 casos e 14 óbitos, nenhum deles em SC.

Vacinação

A vacinação acontecerá somente no posto de saúde do centro e será das 7h45 às 11h15 e das 12h30 às 16h15 de segunda a sexta-feira. O dia D será no dia 30, último dia da campanha.

É importante ressaltar que tanto a vacina tríplice viral como a tetravalente (que evita também a catapora) são aplicadas na rede pública o ano todo em brasileiros de até 49 anos que cumprem certos requisitos, dentro ou fora de surtos. Siga as orientações do Calendário Nacional de Vacinação para proteger você e sua família desde cedo.

O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença respiratória infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida de pessoa a pessoa, pela fala, tosse e espirro. É extremamente contagiosa, podendo ser contraída em qualquer idade. Caracteriza-se por febre alta, mal estar, dor de garganta, tosse, coriza, conjuntivite, manchas avermelhadas pelo corpo (exantema).

As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 (um) ano de idade, podendo inclusive, levar ao óbito. Caso apresente alguns dos sintomas descritos procure uma das Unidades de Saúde e/ou Pronto Atendimento 24h para avaliação.