Publicidade

Publicidade

PA de Corupá fica sem médica nesta quinta-feira. Município desloca médico do PSF para atendimento

PA de Corupá fica sem médica nesta quinta-feira. Município desloca médico do PSF para atendimento

Parece que os problemas envolvendo as gestões do Pronto Atendimento de Corupá está longe de ser resolvido. Nesta manhã de quinta-feira (21) a unidade ficou sem o atendimento médico por parte da empresa Atual Médica Gestão de Saúde S/S, que vem administrando desde o dia 12 de outubro.

Segundo o Gerente de Promoção e Assistência em Saúde Michael Pereira Marques e também interventor, explicou que precisou deslocar um profissional do município para atendimento no PA. “Quando fomos informados que o médico não estava no PA, tomamos medidas de emergência e deslocamos um médico do PSF para atender. Segundo a empresa o médico não teria justificado a falta e tão pouco teria entrado em contato”, explicou. O interventor reatou que muitos médicos que fazem o atendimento no PA são de Curitiba/PR, e que em momentos o trânsito atrapalharia a chegada no horário.

Em contato com empresa Atual Médica Gestão de Saúde, Curitiba/PR, atual administradora do Pronto Atendimento de Corupá, relatou que foi a primeira vez que aconteceu uma falta de um profissional e que estaria realizando uma representação junto ao CREMESC contra o médico. “Não tivemos nenhum contato do médico que iria fazer o plantão, mas apesar disso um outro profissional cobriu essa falta, e estamos abrindo uma representação contra esse médico que faltou, para que ele justifique. Isso não pode acontecer e ainda mais sem uma justificativa prévia para que de tempo de cobrir”, explicou Fernando Gibran, Diretor Administrativo da Atual Médica. Ele comentou que o profissional é de Joinville e que a empresa estaria pagando os plantonistas à vista, para que não tenham problemas.

Conversamos também com o médico Cristóvão João Barbosa Batista – elogiado pela Atual Médica Gestão de Saúde – sobre a falta do profissional. Batista seria o responsável pelos médicos no Pronto Atendimento de Corupá e desmentido pelo profissional. “Eu somente auxílio indicando médico e também realizou plantão no PA de Corupá, como também em toda a região”, explicou. Batista revelou que tem feito muitos plantões em Corupá e cobrindo profissionais.

Tentamos conversar com a secretária de saúde do município, Bernadete Côrrea Hillbrecht, mas ela não retornou nossas ligações.