Publicidade

Publicidade

Dia D de vacinação em adultos contra o sarampo será neste sábado

Dia D de vacinação em adultos contra o sarampo será neste sábado

O Dia D de vacinação contra o sarampo em jovens adultos será neste sábado, dia 30, quando os postos de saúde do município – do centro (PSF – 3) e da Vila Isabel (PSF – 4) – vão ficar abertos das 8h às 17h, sem fecha para o almoço. A 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação, voltada para imunização de pessoas entre 20 e 29 anos, termina no dia 30.

A gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, Lia Quaresma Coimbra, lembra que os adultos nesta faixa etária são os que mais tem contraído sarampo no estado, por isso a importância da vacinação “Pessoas com idade entre 20 e 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida.

Quem não tomou, não lembra ou não tem mais a carteirinha de vacinação precisa procurar uma unidade de saúde”, esclarece.

Entre os dias 18 e 22 de novembro, primeira semana da 2ª etapa da Campanha de Vacinação, 40,7 mil catarinenses comparecem às unidades de saúde para tomar a dose contra a doença. Desse total, 14.252 precisaram se imunizar. Os demais estavam com a situação vacinal em dia. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, Santa Catarina teria que vacinar, nesta etapa, cerca de 420 mil pessoas no total.

A enfermeira Arieli Fialho, chefe da Divisão de Imunização da DIVE/SC, ressalta que mesmo com o fim da Campanha de Vacinação, as doses vão continuar disponíveis nos postos de saúde para a imunização de pessoas de todas as faixas etárias, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Casos da doença

Na região já são 11 casos confirmados: 09 em Jaraguá do Sul, Schroeder e Guaramirim tem um caso da doença cada município. Em Corupá um caso era suspeito, mas descartado após análise laboratorial, a qual constatou ser uma reação a vacina.

Apesar disso, a Secretária de Saúde do município está convocando pessoas que participaram do show do CPM 22 no Piratas dia 09 e da Schutzenfest, entre os dias 09 a 17, a comparecer ao posto de saúde para verificar a situação vacinal e, se necessário, tomar a vacina contra a doença.

Segundo a secretária, o objetivo da medida é fazer o bloqueio de eventuais novos casos, tendo em vista que pacientes com suspeitas da doença estiveram presentes nos eventos citados.

Quem precisa se vacinar

– Bebês com idade entre seis e 11 meses: dose zero

– Crianças com um ano: dose um

– Crianças com um ano e três meses: dose dois e última dose por toda a vida

Aqueles que não sabem se já estão imunizados, precisam atualizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária:

– de 20 a 29 anos: duas doses

– de 30 a 49 anos: uma dose

Sarampo

É uma doença viral, extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros e pode ficar até duas horas no ambiente. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única forma de se prevenir é com a vacinação.

Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. “A pessoa que apresenta esses sintomas deve procurar o serviço de saúde com a máxima urgência. O sarampo pode causar complicações e, em casos mais graves, deixar sequelas ou levar à morte”, esclarece a enfermeira Alda Rodolfo da Silva.