Publicidade

Publicidade

BOCA LIVRE – 13/12/19

BOCA LIVRE – 13/12/19

Carne puxa inflação

A alta de 8,09% no preço das carnes foi o item que mais influenciou a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em novembro deste ano. Segundo dados divulgados na sexta-feira, dia 06, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA ficou em 0,51% em novembro, maior taxa para o mês desde 2015 (1,01%). Os alimentos e bebidas tiveram uma alta de preços de 0,72%. Além das carnes, também contribuíram para a inflação os cereais, leguminosas e oleaginosas (1,65%), óleos e gorduras (1,33%), os produtos panificados (0,71%) e as carnes industrializadas (0,69%). Com isso, se alimentar em casa ficou 1,01% mais caro em novembro.

Impostos da cerveja

A desoneração da bebida alcoólica mais consumida no país está custando caro aos cofres públicos. Segundo estudo divulgado na segunda-feira (9) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o governo brasileiro deixou de arrecadar R$ 2,8 bilhões em quatro anos por causa do benefício fiscal concedido aos fabricantes de cervejas. Em 2015, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado sobre a cerveja caiu de 15% para 6%. O setor questiona o estudo. Para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindcerv), um aumento na carga tributária da cerveja à custa de uma redução dos impostos de destilados prejudicaria a sociedade como um todo, que sofreria com a retração da economia e a perda de empregos.

Casa de ferreiro espeto de pau!

Tomou proporções negativa para o prefeito João (PSD) – isso se ele está se importando – um áudio divulgado nas redes sociais cobrando do cargos comissionados presença em uma reunião,  […] “não esqueçam vocês estão aí como comissionados não é pelo trabalho de vocês, vocês estão ai porque é um cargo político” […]. O “puxão de orelha” colocou em dúvida a competência dos que ocupam os cargos, pois seria meramente “decorativos” ou só para “ganhar salários”. Mas o detalhe é, quando você cobra algo em que nem você mesmo não acredita ou melhor não faz. A exemplo disso o prefeito “deu os canos” na abertura do Natal início deste mês, na praça. E nem vou comentar os outros deslizes. Daí fica difícil cobrar!

E as redes sociais

O prefeito João (PSD)  entrou em discursão esta semana em sua rede social, com alguns munícipes. Em questão, A POSSÍVEL nova creche que tem projeto para ser construída no terreno da prefeitura, no bairro XV de Novembro. O clima esquentou ainda mais quando uma de suas eleitoras cobrou a promessa de campanha de uma creche na Vila Isabel. No rolo, até sobrou para uma vereadora que nem estava no discursão. Cada coisa.

Descaso

O vereador Felipe Rodrigues (PSDB), questionou novamente na tribuna na sessão da Câmara, desta segunda-feira, as manutenções das áreas de lazer do município. Segundo o vereador já faz muito tempo que não são feitas as devidas manutenções, principalmente pelo mato invadindo os locais. Dizem que o endereço das palavras de Felipe fizeram as orelhas do Secretário Adilson (PDT) ficarem quentíssimas…

Descaso II

Lembro que já foi matéria no JDC, no dia 07 de junho deste ano, onde andei por todas as 12 áreas de lazer no município. Sendo que duas delas estavam em reformas – já faz tempo mesmo – e o secretário responsável, Juliano Millnitz, declarou que faltava muito pouco para deixar prontas, – alegando muita chuva – mas não é o que vemos até hoje na área de lazer da rua Domingos Salvador. Sem falar das manutenções das demais.

Descaso III

Millnitz, desde o início do mandato do prefeito Gottardi já esteve a frente da secretaria de esportes, turismo e lazer e em janeiro assumiu a infraestrutura do município. Parece que suas “cabeçadas” não são de hoje, quando anunciou o portal turístico que seria construído no acesso – trevo BR280 – principal da cidade. Tem ainda o tal “parque da família” que seria construída na nova sede da prefeitura e até hoje não saíram do papel.

Descaso IV

A frente da pasta a aproximadamente um ano, Millnitz, vem acumulando inúmeros problemas, principalmente quanto a manutenção da frota, pois, chegou a ficar por um longo período sem as duas patrolas – quebradas – e as ruas tomadas por buracos, salve que estamos em um ano de poucas chuvas. Esta semana mais um contratempo, a apreensão da carreta prancha pela PRF. Motivo, falta de sinalizações obrigatórias e autorização para rodar em rodovias.

Descaso V

Falando em frota muitos leitores do JDC enviam várias mensagens chamando a atenção deste meio de comunicação para noticiar problemas com carros da saúde em péssimas condições, ônibus escolares entupidos de crianças e com a manutenção em atraso (tomara que tenho seguro pelo menos). Agora campeão de reclamações são as nossas estradas, a patrola às vezes passa, mas macadame que é bom nada. Lamentável.

Convenção PP

Bastante movimentada a Convenção dos Progressistas ocorrida no último domingo, dia 08, conforme informado pelo JDC na semana passada foi eleito por unanimidade como novo presidente da sigla o vereador Sidnei M Schwerdtner, e que em seu discurso de posse foi taxativo em dizer que o PP de Corupá está firme, motivado e organizado para as próximas eleições. Além do novo presidente, discursaram Renato Wedderhoff (ex-presidente) e Arno C. Neuber (Vice-prefeito), sendo que no discurso dos três o alvo foi a atual administração (João Gottardi – PSD), onde para quem estava lá entendeu que “o João usou o PP para se eleger, agora o PP irá trabalhar para tirar ele e seus comissionados da prefeitura”[…]

Convenção do PP II

Além das lideranças Progressistas já mencionadas, vereadores e ex-vereadores do PP também marcaram presença, com destaque para o ex-prefeito Oto Ernesto Weber e do ex-presidente da Câmara Luiz Cieply. Mas o que chamou a atenção foram as presenças e o bom convívio e amizade de dois MDBistas, sim verdade, Luiz Carlos Tamanini (ex-Prefeito) e Joney Morozini (Presidente do MDB) estiveram presentes e inclusive discursaram aos presentes. Um pouco mais tímido, contudo, com um bom discurso também esteve lá o Presidente do PSDB, Vereador Felipe. Será que existe a possibilidade dos três partidos (PP/MDB/PSDB) estarem com a mesma bandeira nas próximas eleições???

Convenção do PP III

Não foi visto nenhum integrante dos altos escalões do Governo João na convenção, nem para tomar um cafezinho. Também não marcaram presença lideranças do PSD, PDT e PSL. Assim já começa a ficar evidente que PSD e PDT estão juntos na próxima eleição e onde o PP estiver lá não haverá conversa. A dúvida é como ficará o PSL de Corupá, já que seu representante regional Deputado Fabio Schiochet está no pelotão contra o Bolsonaro.

Natal no Bomplandt

Evento muito bem organizado pela Associação de Moradores do Bairro Bomplandt aconteceu neste final de semana, palmas aos organizadores, apoiadores e principalmente para a Comunidade daquele bairro. Isso demonstra que quando a população quer organizar seu bairro, na maioria das vezes faz bem melhor do que a administração pública. Destaque também para o Papai Noel animado que lá estava, aliás bota animado nisso.

Natal no Bomplandt II

Várias lideranças políticas passaram pelo evento, e de vários partidos também, esperamos que tenham se espelhado na organização daquela comunidade para que possam levar este trabalho nos demais bairros do município, vale destacar que outros também já fazem. Porém, chamou a atenção a ausência do prefeito João (PSD) que a pouco tempo era morador do bairro inclusive, no seu lugar se fez presente o seu “Substituto”, o ex-vereador Dr. Marcelo (PSD). Isso mesmo, Dr. Marcelo já está vindo mais vezes até Corupá, pois o PSD tem ele como pré-candidato “Substituto” na chapa para prefeito…

Dama de Ferro

Passarinhos, inclusive vários, falaram que a secretária de Administração Kelly de Souza está semana teve que mostrar quem manda dentro da prefeitura. Contrariou vários pedidos de férias dos funcionários efetivos, de vários setores. Disseram que a decisão foi administrativa e que sequer foi analisado casos individuais, para alguns a desculpa foi falta de recurso, mas os próprios funcionários sabem que este não é o problema, pois muitos são pagos com recursos vinculados que entram no caixa todo mês. E se o problema fosse financeiro porque o prefeito mandou uma lei pedindo para os vereadores aumentarem o número de cargos e o salário de alguns?

Dama de Ferro II

Os mesmos passarinhos assobiaram que a decisão da secretária Kelly recaiu até o momento aos funcionários efetivos, sendo que muitos estavam organizados com viagens marcadas ou mesmo para ficar em casa com seus filhos, já que no mês de janeiro não há aulas e creche apenas de plantão. Contudo já teve Cargo Comissionados anunciando e convidando coleguinhas para uma temporada na praia. Pensa na revolta. Será que a Dama de Ferro pensou nos prejuízos da atitude?

Desabafo

O presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Lairton H. Muller (MDB), desabafou quanto a falta de resposta do executivo das indicações e requerimentos solicitados neste ano. “Nenhuma resposta obtivemos do executivo durante todos os meses deste ano e fui eu pessoalmente que protocolou todos os pedidos e indicações na prefeitura e nunca tivemos qualquer resposta”.

Contrato PA

O vereador Alaor Duarte (PSDB), solicitou pela segunda vez uma cópia do contrato entre a prefeitura e a nova empresa que administra o Pronto Atendimento. Segundo o vereador os 15 dias de prazo expiraram e uma nova solicitação será feita a prefeitura, mas desta vez com cópia ao Ministério Público. “Esperamos que assim eles, a Prefeitura, finalmente entregue uma cópia, pois é o nosso dever fiscalizar os atos do executivo, mas se eles não o fazem, temos que partir para outros meios”, declarou.

Economia

O legislativo municipal apresentou uma prévia das despesas e receitas referente ao ano em exercício a qual obteve a economia de aproximadamente 282 mil Reais, sendo que 220 mil já repassados ao executivo durante o ano com destino sugerido para os Bombeiros Voluntários, para a saúde na compra de medicamentos, Fecaplant entre outras entidades.

FGTS para nascidos em setembro e outubro

A Caixa Econômica Federal iniciou na sexta-feira, dia 06, mais uma etapa de liberação do saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que paga até R$ 500 por conta ativa ou inativa. Os trabalhadores nascidos em setembro e outubro sem conta no banco poderão retirar o dinheiro. O saque começou em setembro para quem tem poupança ou conta corrente na Caixa, com crédito automático. Segundo a Caixa, no total os saques do FGTS podem resultar em uma liberação de cerca de R$ 40 bilhões na economia até o fim do ano.

Limpa no INSS

Apuração de benefícios pagos pelo Instituo Nacional de Seguridade Social (INSS) verificou indícios de fraude e irregularidades em 261 mil aposentadorias e pensões. A economia estimada com o fim do pagamento desses benefícios é de R$ 336 milhões por mês ou R$ 4,3 bilhões por ano. Segundo nota do INSS, “os motivos de pagamento irregular mais comuns decorrem de recebimento indevido de benefício assistencial (BPC) por servidores públicos estaduais e municipais, bem como benefícios pagos a pessoas falecidas e pagamento de benefícios assistenciais pagos a pessoas cuja renda familiar supera o limite legal”.