Publicidade

Publicidade

Verão inicia às 1h19 desta segunda-feira com previsão de muito calor

Verão inicia às 1h19 desta segunda-feira com previsão de muito calor

A estação mais esperada do ano, que tem início neste domingo, dia 22, segundo dados divulgados pela EPAGRI/CIRAM, deve ser de muito calor, manhãs e tardes abafadas, umidade relativa do ar baixa e chuvas no fim do dia, com temperaturas sempre acima dos 30°C.

Para o verão de 2020 deve haver uma situação de neutralidade. Ou seja, significa que os eventos El Niño e La Niña não estarão ativos e as temperaturas do Pacífico ficarão na média, nem altas demais, nem baixas demais.

“O monitoramento indica que nesses meses do verão o sistema de neutralidade está mais presente, com o El Niño mais acima do que o La Niña. Quando as águas do Pacífico estão mais aquecidas, chove mais no Sul do Brasil, devido a maior evaporação”, explica o relatório da EPAGRI/CIRAM.

O fenômeno El Niño consiste em alterações significativas na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com grandes alterações no clima.

Chuvas de verão

O trimestre dezembro, janeiro e fevereiro será marcado pelas chamadas chuvas convectivas, as famosas “chuvas de verão” que ocorrem entre o fim da tarde e o início da noite, acompanhadas por trovoadas, com ocorrência quase que diária no Estado.

O verão tem início à 1h19 do dia 22 de dezembro de 2019 e término às 18h57 do dia 20 de março de 2020.

Alimentação

Escolher, preferencialmente, alimentos naturais e frescos. Aumentar o consumo de saladas cruas – ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras – e evitar acrescentar produtos como maionese, queijos cremosos e molhos industrializados, devido ao alto valor calórico e a quantidade de gordura que apresentam. O ideal é que estes molhos sejam substituídos por limão, azeite de oliva extravirgem e ervas, como manjericão, hortelã e alecrim. Evitar os produtos industrializados, ricos em sódio e/ou açúcar, alimentos gordurosos e frituras, pois eles tornam o processo de digestão mais lento, dando aquela sensação de “empanturramento.”

Cuidados com a pele

A procura por praias e piscinas é cada vez maior nesse período, porém, é preciso moderação e cuidados com a pele na hora de curtir um sol. Na estação mais quente do ano, aumenta a radiação provocada pelos raios ultravioletas, obrigando todos a se proteger do chamado astro-rei.

Em qualquer idade, a recomendação é a mesma: nada de torrar no sol. Se for criança ou adolescente, a advertência vale em dobro. Nessas faixas etárias, a pessoa acumula cerca de 80% de todo o sol que toma ao longo da vida. O uso do protetor nesses dois grupos é fundamental.

Atividade física

A prática de atividades físicas é importante durante todas as estações do ano, inclusive no verão. Isso porque, o calor favorece e potencializa os resultados, uma vez que ficamos mais dispostos a praticar exercícios. Contudo, é necessário tomar uma série de cuidados para que o clima quente não seja prejudicial à saúde. 

Hidratação: Através da transpiração durante a prática de exercícios, o corpo tende a perder muita água e eletrólitos, o que pode acarretar desidratação. Portanto, busque ingerir muito líquido, antes, durante e após as atividades. 

Roupas e calçados confortáveis: Vista roupas frescas, soltas e leves para que a pele possa respirar. Utilize cores claras, pois elas absorvem menos calor. Em relação ao calçado, escolha um tênis que seja confortável para os pés. 

Atenção ao praticar exercícios ao ar livre: É essencial se preocupar com o local e o horário em que irá praticar a atividade em questão. Use protetor solar, óculos e boné, escolha lugares como parques e praias e evite a exposição direta ao sol, principalmente das 10h às 16h.