Publicidade

Publicidade

BOCA LIVRE – 20/12/2019

BOCA LIVRE – 20/12/2019

Entrevistas

Como de costume de fim de ano as rádios e jornais da região fazem várias entrevistas com lideranças políticas e administradores públicos a fim de darem ao público a oportunidade de ler/ouvir um balanço dos trabalhos realizados pela classe política. E como sempre as entrevistas trazem novidades no meio político, ainda mais em se tratando de eleições municipais em 2020.

Entrevista – PSDB

Os Vereadores Tucanos Felipe e Alaor, além do Assessor do Deputado Estadual Loriano Costa – Kutcha, apresentaram os seus trabalhos juntos a rádio local, com destaque para diversas emendas para o município, sendo que neste fim de ano apresentaram 500 mil reais para a saúde por intermédio do ex-senador Paulo Bauer. Sobre candidaturas Kutcha foi taxativo e disse que o PSDB terá sim candidato a prefeito ano que vem.

Entrevista – MDB

O Ex-Prefeito Luiz Carlos Tamanini concedeu entrevista também a rádio local e falou das emendas de seu partido, onde destacou que recentemente foi liberada emenda do Ex-Deputado Mauro Mariani, e que agora está sendo acompanhada pelo Gabinete do Deputado Carlos Chiodini, 250 mil para compra de uma Retroescavadeira, também citou que o Deputado Estadual Fernando Krelling (Joinville) cadastrou emenda no valor de 100 mil reais para a compra de remédios, pedido este feito pelos vereadores do MDB. Confirmou também seu nome como pré-candidato a prefeito pelo MDB para as eleições do ano que vem.

Entrevista – PSD/Prefeito João

Em entrevistas a rádios e jornais o prefeito João Gottardi (PSD) fez o balanço de seu governo em 2019, om destaque para as ações que envolvem o financiamento dos R$ 7.000.000,00 (sete milhões) da Caixa Econômica. Diz ainda que não será candidato a reeleição para se dedicar principalmente as obras que estão para iniciar, principalmente as pavimentações das 40 ruas.

Pavimentação X Valores

Alguns leitores do JDC estão ligando e enviando mensagens reclamando que os valores repassados pela prefeitura para a realização da pavimentação comunitária não são os mesmos que foram apresentados na primeira reunião quando era para aderir ao programa. Alguns falam “primeiro era 55,00 reais o metro agora tão falando de 75,00 ou 80,00. Será que viram que não dá para fazer 40 ruas e querem subir o preço para cobrir a despesa?”. No próximo ano o JDC fará uma matéria com mais detalhes.

Férias

Alguns servidores públicos da área da saúde comemoram muito com a notícia de liberação de 500 mil para a área da saúde dada pelo PSDB durante a semana, pois se a desculpa para não dar férias aos servidores era financeira, agora o problema estaria resolvido. Mas até o fechamento da edição nenhuma novidade. Ou seja, as férias requisitadas continuaram negadas.

Mais cargos

Está prevista para esta sexta-feira (20/12) em horário ainda indefinido Sessão Extraordinária na Câmara de Vereadores para a votação de projeto de lei que cria cargos e aumenta o salário de alguns. Passarinhos comentaram que haverá público, em especial os professores e demais funcionários que não viram a cor do PROMETIDO AUMENTO de 20%. Abram os olhos vereadores…

Substituto ou Substitutos???

Até então a passarinhada que nos visitava havia posto como certo o nome do médico joinvilense e ex-vereador Dr. Marcelo como substituto a candidato a prefeito do João Gottardi, ambos PSD. E como possibilidade também o secretário de obras Juliano Millnitz (PSD). Mas em entrevista recente o próprio prefeito João disse quando questionado quem seria o candidato do seu “TIME” falou o nome da secretária de saúde Bernadete, e para a surpresa de todos citou o nome dos Tucanos Vereador Felipe e ex-prefeito Kutcha (PSDB).

Substituto ou Substitutos??? II

Na mesma entrevista não houve menção a nenhum nome do PDT, partido que está junto na administração do prefeito João (PSD), com o atual secretário de esporte e turismo Adilson Oliveira. Assim os nomes de possíveis postulantes a prefeito como o ex-vereador Everaldo Mokwa e ex-secretário Hediberto Berthelsen não foram lembrados pelo prefeito. Pelo visto não vai demorar para surgir passarinhos dizendo que o casamento PSD/PDT não está mais tão romântico assim.

MDB X PSDB

Se confirmadas as entrevistas recentes teríamos um embate nas eleições municipais entre o MDB contra o PSDB, seria interessante para os eleitores pois os dois partidos estiveram juntos nos dois últimos mandatos do Tamanini, e formaram a chapa derrotada Nininho/Toninho na última eleição. A pergunta que não quer calar. Se a declaração do prefeito João (PSD) de que Felipe e Kutcha (PSDB) estão no seu TIME. Como ficaria o posicionamento da Ala Tucana ligada ao ex-vereador Nininho (Eddy Edgar Eipper)???

50% do lucro

Os trabalhadores poderão receber mais de 50% do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), informou na sexta-feira (13) a Presidência da República. Segundo a Secretaria Especial de Comunicação Social, o percentual de distribuição a ser definido todos os anos pelo Conselho Curador do FGTS dependerá das condições financeiras do fundo.

PIB sobe

Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) aumentaram a estimativa de inflação e crescimento da economia este ano. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país) subiu de 3,84% para 3,86%. Já a projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – subiu de 1,10% para 1,12%, neste ano. As estimativas das instituições financeiras para 2020 variaram de 2,24% para 2,25%. Para os anos seguintes, não houve alteração em relação à pesquisa anterior: 2,50% em 2021 e 2022.

Privatizações

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse na última sexta-feira (13) que o governo pretende realizar leilões de 40 a 44 ativos de infraestrutura no próximo ano. A expectativa é que os projetos de concessão de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias alcancem R$ 101 bilhões em investimentos durante o período de duração dos contratos. Entre os projetos está a concessão à iniciativa privada de 22 aeroportos (divididos em três blocos), sete rodovias, nove terminais portuários, duas ferrovias e a renovação antecipada de quatro contratos de transporte ferroviário de cargas.

Férias JDC

Chega aquele período do ano em que estamos cansados do trabalho, faculdade, escola e das responsabilidades. Isso é um sinal de que precisamos de férias.
Sempre planejamos fazer várias coisas nessas semanas de descanso: em visitar os amigos, tirar o atraso das séries, viajar, ver a família, mas quando percebemos, elas já estão acabando. Mesmo sendo um tempo curto, são os melhores dias do ano. Por isso o JDC tirará uma folguinha que inicia neste dia 20 de dezembro e retornaremos no dia 06 de janeiro, com a edição impressa no dia 10. Desde já agradeço a todos os Clientes, Amigos e os Leitores assíduos não só desta coluna, mas de todo o Jornal. Feliz Natal e Próspero 2020 para todos nós!