Publicidade

Publicidade

Professores de Santa Catarina fazem curso em Leipzig, na Alemanha

Professores de Santa Catarina fazem curso em Leipzig, na Alemanha

De Corupá a professora Darci Rutzal participa do curso para professores da Segunda Licenciatura de Alemão

A professora corupaense Darci Rutzal está desde o dia 06 de janeiro na Alemanha participando do Seminário para professores da Segunda Licenciatura de Alemão (Seminar in Deutschland für Lehrer-ihnen in Aufbaustudium Deutsch), que acontece em Leipzig.

A turma está acompanhada de Mônica Lignau Krüger, coordenadora do curso Parfor, da UFPR em Joinville. Além da corupaense, o grupo ainda é formado por mais 09 professores, de cidades da região e do Paraná: Araquari (1), Jaraguá do Sul (2), Joinville (3), Pomerode (1), Schroeder (1) e de Curitiba (1).

A turma está cursando três disciplinas e também conhecendo um pouco da história e cultura de Leipzig e cidades próximas como Dresden, Berlim e Praga, na República Tcheca. Além disso, vivencia o dia-a-dia da vida de um cidadão alemão.

O curso termina neste domingo dia 26 de janeiro. Os custos da viagem são financiados pela embaixada alemã e pelo Interdaf, departamento de língua alemã, da Universidade de Leipzig.  O curso faz parte da grade curricular da faculdade Segunda Licenciatura de Alemão, oferecida pela UFPR, do Paraná, através do programa Parfor. Esta é a segunda turma do curso.

A primeira turma também teve a mesma oportunidade no ano passado e concluiu a faculdade em dezembro.  Uma terceira turma está em andamento. O objetivo do curso é qualificar professores para lecionarem a língua alemã nas escolas da rede municipal. Espera-se, que futuramente alguns municípios a incluam na grade curricular.

A Capes vai lançar um novo edital para o Parfor Segunda Licenciatura em Alemão. Os interessados devem cadastrar-se na plataforma Capes Educação Básica no endereço eletrônico: eb.capes.gov.br                          

Disciplina língua alemã

Nos municípios de Pomerode e Schroeder, a disciplina língua alemã já integra a grade curricular. Em outros municípios é oferecida extraclasse. Em Corupá é oferecida extraclasse desde 2017, no contra turno escolar. “O ensino da língua alemã é muito importante para resgatar, valorizar e cultivar a língua dos descendentes alemães e também para oportunizar trabalho nas empresas alemãs, instaladas no Brasil e outras que necessitam de pessoas que dominem e falem a língua alemã”, comentou a professora Darci Rutzal.