Publicidade

Publicidade

BOCA LIVRE – 24/01/2020

BOCA LIVRE – 24/01/2020

De saída

O engenheiro civil Renato Lira, até então presidente da autarquia Águas de Corupá, deixará o cargo na próxima sexta-feira, dia 31. A frente da autarquia desde janeiro do ano passado, Lira, com o aquecimento  do mercado imobiliário, pretende dar continuidade ao trabalhos frente a sua empresa a qual ficaram em segundo plano com a presidência da autarquia.

Para a presidência

Segundo informação extraoficial – passarinho – o novo nome a assumir a presidência da autarquia Águas de Corupá, seria Donato Menestrina. O nome é novo na política, mas seu parente já é de longa data, enraizado nela.

Lombada eletrônica

Sim, o DNIT já confirmou que será novamente instalado a lombada eletrônica próximo ao Posto Isac, na BR 280. Segundo o órgão o contrato com a empresa que prestará o serviço já foi assinado em 14 de novembro do ano passado e que agora está na fase de estudos técnicos para implantação do redutor eletrônico de velocidade, que para nós nada mais é, do que lombada eletrônica e que multa quando ultrapassar o limite imposto. A data de implantação não foi divulgada.

Portal X Pórtico

Após a matéria do JDC informando a gafe do prefeito João em perder os recursos para a construção do portal turístico, anunciou em uma nota – que não recebi – que irá construir quatro pórticos nos dois trevos da cidade. E ainda com recursos próprios.

Portal X Pórtico II

A diferença é muito grande entre portal e pórtico. Pórtico por sua vez tem menores dimensões em comparação ao portal. Mas tudo bem, é melhor devolver o recursos de emenda parlamentar – não precisaria devolver – e gastar o dinheiro do caixa para fazer o tal pórtico e deixar de fazer o posto de saúde da João Tozini, que aliás se não me falha a memória, teriam assinado a ordem de serviço para início da obra. Onde ficou isso? Ou vão usar o dinheiro do IPTU 2020?

Falácias

Não poderia deixa de citar algumas falácias citadas pelo prefeito João durante a campanha e também na sua administração: Creche 24h, Corte de cargos comissionados, Construção do posto de saúde da João Tozini (já teriam assinado a ordem de serviço, mas até agora nada), pavimentação do Pedra de Amolar e mais 40 ruas, Portal turístico, Praça da família…….. E garanto que tem mais, mas não lembro. Se alguém lembrar de mais, manda um Whats.

Cadê ela?

Muitos moradores das ruas centrais estão fazendo essa pergunta, pois parece que a tal mini carregadeira (conhecida por BobCat), estaria sumida e o mato acumulando juntamente com a sujeira. Um passarinho soprou que estaria faltando dim dim para trocar a vassoura, que é normal o seu desgaste, principalmente no paralelepípedo.

Doação e Transplantes

Santa Catarina comemora recordes na doação e transplantes de órgãos. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da SC Transplantes, registrou 332 doadores efetivos em 2019, 45 a mais em relação a 2018. O estado também teve o melhor desempenho da história nos transplantes: foram 1507 procedimentos, contra 1217 registrados em 2018 e 2017. A melhor marca até então era de 2014, quando Santa Catarina contabilizou 1386.

Doação e Transplantes II

Nos últimos anos, as doações saltaram de 120, em 2009, para 332, em 2019. O estado ainda obteve outras conquistas, como os recordes mensais de doações em fevereiro (24), julho (34), setembro (43) – considerado o melhor mês da série histórica – e dezembro (38). Nas duas décadas de atuação da SC Transplantes, foram realizados mais de 16,3 mil transplantes.

Preço do gás natural

O governo do estado criou um grupo de trabalho que busca meios para reduzir o preço do gás natural em SC. Segundo estudos o gás representa cerca de 20% do custo das empresas cerâmicas e uma redução da tarifa ajudaria no posicionamento nacional e internacional do setor, e incentivaria o setor dos automóveis. Estudo preliminares apontam a possibilidade de até 15% de queda no valor, mas ainda em estudo.

Compareceram

Levantamento feito pelo Congresso em Foco, em Brasília, mostra os senadores que mais compareceram às sessões e os mais faltantes. O destaque positivo foi o senador catarinense Jorginho Mello (PL), que está entre os que mais compareceram ao plenário. Jorginho, junto com outros quatro parlamentares ficaram no 2º lugar no ranking dos mais assíduos tendo comparecido a 72 sessões (97,33%) com ausência em duas. Já Esperidião Amin (PP) teve seis ausências (92%) e Dário Berger (MDB) chegou a 20 (73%). Todas as faltas foram justificadas.

Nomeado

Promotor de Justiça Rafael Meira Luz da Comarca de Jaraguá do Sul, foi nomeado para atuar como membro auxiliar na Comissão Extraordinária de Aperfeiçoamento e Fomento da Atuação do Ministério Público na Área da Saúde (CES) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pelo período de um ano. A Comissão tem como finalidade aprimorar a atuação dos membros do Ministério Público nacional na área da saúde, com o desenvolvimento de ferramentas para a otimização dos serviços realizados pela instituição. Para o ano de 2020 já existem dois novos projetos selecionados para desenvolvimento. Além disso, a instituição dará continuidade aos projetos iniciados nos anos anteriores, como, por exemplo, a bem-sucedida experiência catarinense da transparência nas listas de espera do SUS.

Recadastramento

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) prorrogou o prazo para o recadastramento de dos produtores rurais que estão na área de concessão da Celesc. A medida vale para aqueles que perderam o prazo em 2019 e foram reclassificados de acordo com os critérios estabelecidos pela ANEEL. O recadastramento é uma determinação da ANEEL para que os consumidores rurais tenham direito às reduções tarifárias, que vão de 8% a 24% e com ele tenham o subsídio mantido por, pelo menos, mais três anos aos consumidores. Para isso, é preciso acessar o portal da Celesc, providenciar a documentação necessária e procurar o atendimento da estatal.

 Feminicídios

A governadora em exercício Daniela Reinehr sancionou na semana passada a lei que institui o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio em Santa Catarina. Esta lei foi a primeira sancionada por uma governadora no exercício do cargo em Santa Catarina. “A luta contra o feminicídio precisa ser uma prática, um valor da sociedade catarinense”, avalia Daniela. A data definida no texto é 22 de julho. O projeto que institui o dia é do deputado Nilso Berlanda (PR).

Saque-aniversário

Este ano entra em vigor o saque-aniversário, modalidade nova de saque do FGTS – e a aderir ao novo regime do FGTS é um processo simples. Para escolher a modalidade de “saque-aniversário”, o beneficiário deve entrar na seção correspondente, no site do FGTS, ou via aplicativo, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS e para computadores com o sistema Windows.

Apreensão recorde

A apreensão de mercadorias irregulares pela Receita Federal voltou a bater recorde em 2019. Segundo balanço divulgado nesta terça-feira (21), o órgão confiscou R$ 3.256.750.247,91 em contrabando no ano passado, valor 3,22% maior que o registrado em 2018.

51 mil vagas em concursos Boas notícias para quem procura emprego no governo federal: estão previstas para 2020 um total de 51.391 vagas em concursos públicos federais nos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público da União e Defensoria Pública da União. O número consta do Orçamento Geral da União de 2020, publicado nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial da União, e representa um aumento de 1.400% em relação à previsão de 3.369 servidores do Orçamento d