Publicidade

Publicidade

Iniciadas as obras da nova ponte da Estrada Geral Rio Paulo, em Corupá

Iniciadas as obras da nova ponte da Estrada Geral Rio Paulo, em Corupá

Expectativa é de 90 dias para a entrega da estrutura que vai beneficiar diretamente 15 famílias

Começaram nesta quarta-feira (27) os trabalhos para a construção da nova ponte da Estrada Geral Rio Paulo, na comunidade Tifa Gessner, em Corupá. A estrutura, que agora será de concreto, vai beneficiar diretamente 15 famílias que moram na região, além de melhorar o escoamento agrícola – possibilitando a passagem de veículos de grande porte no local. A expectativa é de que a obra fique pronta em até 90 dias.

A nova estrutura vai ficar de quatro a cinco metros acima do nível do rio, informou o diretor da Defesa Civil de Corupá, Claudio Siqueira. “Isso significa ainda que a ponte vai estar 1,5 metro acima do nível registrado na última enchente na região. O objetivo é que a comunidade não fique mais isolada em períodos de fortes chuvas”, explicou o diretor. 

Para se ter uma ideia, atualmente, a estrutura de madeira existente no local está somente cerca de 70 centímetros acima do nível do rio.

Ainda na semana passada, foram iniciados os trabalhos de demarcações do terreno e esquadrejamento. Nesta quarta-feira pela manhã, os funcionários da empresa responsável pela obra e vencedora da licitação, Tecnoponta Comércio de Material de Construção e Empreiteira de Mão de Obra, iniciaram oficialmente os trabalhos de construção das cabeceiras. 

Relatório desde 2017

Desde 2017 que a Defesa Civil de Corupá monitora a situação da ponte de madeira da comunidade do Rio Paulo. Em períodos de fortes chuvas, muito material como entulho ficava preso à estrutura, e as vigas eram frequentemente danificadas. A passagem de veículos e de pessoas era impedida e a comunidade chegou a ficar isolada em diversos momentos. 

Durante dois anos, os estragos causados pelas chuvas foram registrados no sistema de identificação de desastre da Defesa Civil de Santa Catarina e, com este trabalho, o Município conseguiu pleitear junto ao Estado um kit de transposição para o local, no valor de aproximadamente R$ 100 mil. Em contrapartida, a prefeitura fica responsável pela obra das cabeceiras, com valor de R$ 70.403,29. 

Fonte: Caroline Stinghen / Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Corupá

Foto: Imergem feitas em 2019 pela Defesa Civil de Corupá, após o registro de uma tempestade na região.