Publicidade

BOCA LIVRE – 14/02/2020

BOCA LIVRE – 14/02/2020

Eleição

Esta marcada para o próximo dia 25 a eleição para a presidência da Associação Empresária de Corupá – ACIAC. Entre os nomes possíveis para ocupar o cargo do então presidente Eduardo Finta, que está a dois anos no cargo, seria a empresária Débora Tomelin e a vice ocuparia Rodrigo Vitoria. A posse da nova diretoria ocorrerá no dia 31 de março.

PSDB pelo estado

A presidente da sigla no estado e deputada federal, Geovana de Sá está percorrendo o estado com o intuito de preparar as lideranças regionais para as eleições municipais deste ano e um desses encontros acontecerá nesta sexta-feira, dia 14, em Jaraguá do Sul que reunirá tucanos de Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder. O encontro acontecerá no Clube Atlético Baependi, às 19 horas.

Fake News

Circulou nas redes sociais, esta semana, um vídeo onde mostrava um desmoronamento de terra que teria acontecido na passagem do trem na localidade do Rio Vermelho, divisa entre São Bento do Sul e Corupá. A notícia é falsa e confirmada pela própria empresa Rumo que também informou que o vídeo foi registrado na cidade de Botucatu (SP). O deslizamento aconteceu no morro do Peru, decorrente a uma tempestade que aconteceu no local na segunda-feira, dia 10.

Projeto Maruim

Será apresentado para a imprensa, na manhã da próxima quarta-feira, dia 19, as etapas concluídas dentro do Programa do Maruim em esclarecimentos das etapas definidas da experimentação em regiões piloto. O projeto completou 13 anos de pesquisa e em setembro do ano passado foi inaugurado o Laboratório de Inovação ligado ao Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali), que compreende os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Schroeder, Corupá, Barra Velha, São João do Itaperiú e Luís Alves.

Fiscalização

Para quem achava que as sessões do legislativo seriam apenas paz e amor parece que se enganou, na última segunda o vereador Felipe Rodrigues (PSDB) solicitou Requerimento pedindo todas as informações dos 122 mil gastos pelo Presidente e Professor Lairton Muller (MDB) com publicidade. É vereador fiscalizando vereador, interessante e correto visto que a principal função é fiscalizar os recursos públicos.

Fiscalização II

Será que o pedido de informações do vereador Felipe não instiga e motiva os demais vereadores a pedirem informações sobre como estão as promessas do prefeito João, e as 40 ruas??? Vamos fiscalizar vereadores…

Portal turístico

Passados quase 30 dias e ninguém explica de fato o que aconteceu com os 270 mil do Portal Turístico. Nem os Secretários Juliano Millnitz (PSD) e nem Adilson Oliveira (PDT) usaram a imprensa para justificar. O que estranha é que os vereadores do MDB não cobram explicações, já que o recurso era indicação do ex-Deputado Mauro Mariani. O povo está vendo os vereadores que realmente fiscalizam.

Cobrar sim, violência não

Essa semana circulou vídeo e áudio de agressão a uma liderança política de Jaraguá do Sul, qualquer tipo de violência é inaceitável. Porém serve de alerta aos políticos corupaenses também, pois o povo está cansadíssimo de promessas não cumpridas.

Cobrar sim, violência não II

Quem diga os moradores das 40 ruas que foram citadas quando o prefeito João (PSD) foi pedir apoio para liberar os R$ 7 milhões, pensa na revolta do povo. Afinal não se viu ainda o início da primeira rua.

Cobrar sim, violência não III

E como ficam os futuros candidatos do partido do prefeito João (PSD), imagina quando forem pedir votos numa dessas 40 ruas, que explicação o pessoal do PSD e PDT irão dar? Haja discurso e cabo de vassoura.

Cidadão Catarinense

A Comissão de Constituição e Justiça da Alesc aprovou, na terça-feira, o projeto do deputado Sargento Lima (PSL) que revoga o título de Cidadão Catarinense ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme o parlamentar, o ex-presidente “não consegue parear virtudes, qualidades éticas e morais pertinentes à comenda”, referindo-se às condenações por corrupção impostas a Lula.

Agilidade

Santa Catarina passa a contar com um novo equipamento para agilizar testes de detecção de vírus respiratórios. O novo equipamento do Laboratório Central – Lacen, de Florianópolis será utilizado na avaliação de amostras suspeitas de infecção por dengue, zika, febre amarela, chikungunya e, principalmente, para avaliar os vírus de transmissão respiratória, como o influenza. O equipamento vai agilizar as análises que eram realizadas manualmente e agora serão feitas automaticamente, o que garante maior precisão e rapidez. Os testes passam de três horas para cerca de uma hora e meia.

Lunelli

O desempenho do prefeito Antídio Lunelli (MDB) a frente da do Município de Jaraguá do Sul, vem sendo reconhecido não só na região como no Estado. Que ele vai à reeleição neste ano, já é de senso comum. Mas o que se fala na imprensa estadual é que o nome de Lunelli pode inclusive receber apoio para uma possível candidatura ao governo do Estado em 2022.

Lunelli II

Apesar de Lunelli não confirmar esta possibilidade, sabe-se que ele é um dos nomes mais fortes entre os prefeitos medebistas em SC, e além disso, é um grande apoiador de Bolsonaro, fato que ficou evidente inclusive quando o presidente lançou o partido Aliança ano passado e que o prefeito fez questão de marcar presença.

Desabafo

O vereador Alaor Duarte (PSDB), de Corupá, fez uso da tribuna na sessão desta segunda-feira, um verdadeiro desabafo de sua insatisfação com a administração do prefeito João (PSD). “O prefeito fica comentando que os vereadores não deixam ele trabalhar, apesar dele,  o prefeito, não ter representação nessa casa, sempre fomos a favor em todos os projetos, inclusive dos R$ 7 milhões que tinha projetado as 40 ruas para serem pavimentadas que até agora nada e imagino que até final de seu mandato também não estejam prontas, ou só se ele tem uma varinha mágica”, discursou Duarte.

Atrasou o pagamento

Parece que os funcionários do Pronto Atendimentos de Corupá viveram um déjà-vu na semana passado com o atraso no pagamento dos salários pela empresa Atual Médica Gestão de Saúde S/S. fato regularizado nesta segunda-feira, dia 10. A alegação da empresa e prefeitura é o tramite burocrático entre emissão de nota e empenho.

Atrasou o pagamento II

Apesar do ocorrido, entre a empresa Atual Médica Gestão de Saúde S/S e a Prefeitura de Corupá, não pode refletir nos funcionários. A empresa precisa ter ciência que seus compromissos precisam ser cumpridos, e situações burocráticas de apenas dias – e não semanas – não podem afetar tão veemente suas finanças. Mas parece que muita coisa está sendo negociada principalmente com cargos de certas pessoas recém contratadas, assim os papeis ficam mais leves e os microfones mudos.

Manutenção

A falta de manutenção da frota da Prefeitura de Corupá ganhou a tribuna na sessão da Câmara desta segunda-feira. Segundo os vereadores do PP Andressa, Sidnei e Beto, a qual vistoriaram a garagem da prefeitura, declaram que depararam com muitas máquinas e caminhão parados por falta de manutenções. Caminhões como é o caso de caçamba de dos 04, um ainda está em operação, máquina parada por falta de freio, carros abandonados no pátio que está tomado pelo mato.

Manutenção II

O vereador Sidnei comentou também sobre a tal da “BobCat” – chinesinha – e de seu custo elevado de manutenção. Barata na compra, mas cara na manutenção, no caso na troca das escovas para a limpeza das ruas. Ainda bem que temos em Corupá quem resolva o problema.