Publicidade

Publicidade

BOCA LIVRE – 21/02/2020

BOCA LIVRE – 21/02/2020

JDC

O Jornal de Corupá, adotou desde janeiro em seu logotipo as suas iniciais “JDC”, entre outras mudanças que ainda virão. A partir desta semana estamos com o nosso caderno semanal nos bairros de Ribeirão Cavalo, Nereu Ramos, Santo Antônio e Santa Luzia em Jaraguá do Sul. Dentre outras mudanças será no layout que também será gradativo. Aguardem.

Clima esquentou

Parece que a ferida interna dos MDBistas voltou a inflamar neste início de ano entre os vereadores Wilnson J. Gessner e o presidente da casa Lairton H. Muller. Para acalmar os ânimos o presidente de sigla vai precisar de muita paciência.

Clima esquentou II

Aberta após a eleição que elegeu o vereador Lairton para a presidência da Câmara de Vereadores no final de 2018, rompendo um acordo entre MDB e PSDB a qual elegeria o tucano Felipe, deixou alguns MDBistas furiosos e outros não tanto. Imagina os tucanos como estão!

Clima esquentou III

Enquanto os vereadores ficam discutindo quem repassou mais, ou explicação sobre o dito cujo carro que já foi entregue a muito tempo a prefeitura e até mesmo os tais celulares de uso de legislativo. Ninguém fiscaliza o executivo. Por exemplo, já que estão fiscalizando o quanto é gasto com publicidade na Câmara, que tal fiscalizar o quanto é gasto pela prefeitura e pela Águas de Corupá. É só um vereador fazer um requerimento exigindo as despesas dos últimos 12 meses, é seu direito.

Clima esquentou IV

Já ia esquecendo, se os vereadores do MDB não se interessam em pedir explicação sobre os 270 mil reais devolvidos do portal turístico, pela prefeitura, valor da emenda do ex-deputado MDBista Mauro Mariani, um outro dos demais que o façam. Pelo menos para dar uma explicação para o político que tanto fez por Corupá.

Inúmeros pedidos

Limpeza de ruas, pinturas de faixas, manutenções de pontes, patrolamento, entre outros pedidos são feitos pelos vereadores na tribuna, em suas sessões. “E isso já é carta marcada no baralho”. Chega a ser ridículo essa situação a que chegou o poder público. Não consegue manter nem o que é necessário, o que é cotidiano. E sem obras em andamento. Ou temos alguma pavimentação ou obra sendo realizada, uma porque o tal posto de saúde da João Tozini só ameaçou que iria iniciar e agora está tudo parado, a única coisa que não para, é o mato de crescer no local.

Recursos para o Hospital Jaraguá

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) anunciou emenda no valor de R$ 200 mil para auxílio no custeio do Hospital e Maternidade Jaraguá (HMJ) na última sexta-feira (14), durante encontro com o presidente do Conselho Administrativo do HMJ Charles Alfredo Bretzke, o conselheiro Dieter Janssen, a gestora assistencial Karine Klein, a gestora do Centro de Imagem e Medicina Nuclear Roseli Catarina Corezzolla e a coordenadora de projetos sociais Josiane Gonzaga dos Santos. O deputado estadual Vicente Caropreso acompanhou a parlamentar junto com o presidente da Câmara de Vereadores Isair Moser. O Hospital Jaraguá é referência em UTI neonatal e pediátrica, UTI adulta, maternidade, centro cirúrgico, unidades de internação, banco de leite humano e serviço de diagnóstico por imagem.

Obras

O prefeito de Jaraguá Antídio Lunelli (MDB) assinou na sexta-feira a ordem de serviço para pavimentação das ruas Victor Rosenberg (Vila Lenzi), Venâncio da Silva Porto (Nova Brasília) e José Narloch (Tifa Martins) e para abertura de acessos da ponte entre os bairros Rau e Amizade. O investimento total nas melhorias chega perto dos R$ 5,5 milhões. A ponte do Rau ainda precisa ter os acessos finalizados e, para isso, foi necessário desapropriar imóveis para a construção de um trevo pelo lado do Amizade e aberta uma rua no Rau. No lado do Rau, será feita a continuação da rua Jorge Frederico Karsten e no Amizade, o contrato prevê a construção de uma rotatória entre a Vista Alegre e a Roberto Ziemann. No local existe um semáforo que será retirado. O prazo de conclusão é de 120 dias.

No páreo

Segundo o ex-prefeito Ernesto Felipe Blunk, o DEM de Corupá, teria feio convite para integrar ao partido e disputar a eleição em outubro. Blunk, que diz estar estudando a proposta, a qual o partido teria deixado aberta ao político as opções para vereador, prefeito e até uma composição numa vice em uma coligação.

Carnaval de Corupá

A Prefeitura de Corupá decretou ponto facultativo nas repartições públicas para esta segunda-feira, dia 24, portanto não terão expediente. Somente funcionará normalmente o Pronto Atendimento 24h, os Centros de Educação Infantil do Município – Gertrudes Steffen, Dona Nina, Franz Dorn e Bomplandt – também funcionam normalmente no dia 24 de fevereiro. Já as escolas municipais retomam as atividades somente na terça. 

Carnaval de Corupá II

A Câmara de Vereadores também não terá expediente neste segunda-feira, dia 24, e a sessão acontecerá na terça-feira, dia 25, às 19h. Já para o comércio, segundo a Associação Comercial, a data é facultativa e alguns fecharão na segunda-feira e outro somente na quarta-feira de meio dia, ficando a critério de cada proprietário.

Estação de Recarga

Jaraguá do Sul poderá receber uma estação de recarga semirrápida para veículos elétricos, dentro do projeto de ampliação do Corredor Elétrico Catarinense. A estação, se aprovada, ficará no posto Agricopel da Bernardo Dornbusch. O posto está entre os 21 estabelecimentos pré-selecionados para ampliação do Corredor Elétrico Catarinense nos próximos meses, publicada nesta quarta-feira (19).

Tchau gasolina?

Um projeto de lei prevendo a proibição da venda de veículos movidos a combustíveis fósseis em 2030 e da circulação dos mesmos a partir de 2040 foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira. O projeto, de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), argumenta que já existe tecnologia para substituir a gasolina e o diesel, responsáveis por um sexto das emissões de dióxido de carbono na atmosfera, que leva ao aquecimento global.

Irresponsabilidade publicitária

Tem certas campanhas que se superam, mas a Lacta bateu recordes neste mês com a campanha “Bombou Ganhou”, encerrada na quarta-feira (12): a fabricante de chocolates oferecia uma caixa de Bis para cada matéria reprovada na faculdade. Em um país que já não valoriza a educação, recompensar a reprovação soa como deboche.

Chiodini em Corupá

O Deputado Federal Carlos Chiodini (MDB), almoçará com lideranças do partido no município nesta sexta-feira, (21), para tratar de assuntos pertinentes a campanha eleitoral e recursos para a cidade. Após fará uma reunião juntamente com a diretoria da Corporação do Bombeiros Voluntários de Corupá, onde tratará da disponibilização de recursos para a entidade.