Publicidade

Publicidade

Que jogadores podem ficar fora dos Jogos por passar da idade olímpica

Que jogadores podem ficar fora dos Jogos por passar da idade olímpica

Mudança da Olimpíada para 2021 pode acabar com o sonho de dezenas de atletas, como o dos brasileiros Gabriel Jesus, Richarlison, David Neres e Lucas Paquetá

O Comitê Olímpico Internacional decidiu adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio por conta do surto de coronavírus e após muitos protestos de federações e atletas pelo mundo. Embora pareça acertada, a medida não virá sem prejuízos em várias esferas. Uma modalidade em especial pode ter uma mudança significativa caso a competição não seja disputada este ano: o futebol. As seleções masculinas só podem levar atletas que completaram 23 anos de idade no ano do torneio. Portanto, se a Olimpíada for disputada em 2021 (e não houver nenhuma mudança no regulamento), vários jogadores não poderão participar.

O ano de nascimento limite para Tóquio-2020 seria 1997, quando nasceram vários jogadores que até já fazem parte da seleção principal de Tite. É o caso do meia Lucas Paquetá (Milan), que já chegou a vestir a camisa 10 de Pelé, e dos atacantes Gabriel Jesus (Manchester City), Richarlison (Everton) e David Neres (Ajax).

Antes mesmo do limite de idade, era grande a chance deste quarteto ficar de fora da Olimpíada simplesmente pela recusa de liberação de seus clubes – a competição é realizada fora das chamadas “datas Fifa”, nas quais os times são obrigados a ceder seus jogadores.

Mesmo no caso de alguns atletas menos conhecidos, que em tese poderiam ser liberados por suas equipes, a mudança de datas coloca sua participação em xeque. É o caso do capitão da seleção no pré-Olímpico Bruno Guimarães, que acertou com o Lyon durante a competição e nasceu em 1997. Mesma condição dos laterais Caio Henrique (Grêmio) e Ayrton Lucas (Spartak Moscou) e o volante Matheus Henrique (Grêmio).

Questionada pela revista Placar – Fifa – para saber se haverá uma flexibilização das regras, e se os atletas nascidos em 1997 poderão disputar os Jogos mesmo se eles forem realizados em 2021. A entidade respondeu que “acredita que a saúde e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas em atividades esportivas devem sempre ser a maior prioridade” e que “trabalhará com as partes interessadas relevantes para tratar de todos os principais assuntos relacionados a este reagendamento”.

Confira os atletas que já foram convocados por André Jardine para a seleção olímpica ou por Tite para a seleção principal que podem perder a Olimpíada se a idade base mudar:

Goleiros: Cleiton (Red Bull Bragantino), Ivan (Ponte Preta) e Lucas Perri (São Paulo); Zagueiros: Gabriel (Lille), Luiz Felipe (Lazio), Lyanco (Torino), Nino (Fluminense) e Robson Bambu (Athletico Paranaense); Laterais: Caio Henrique (Grêmio) e Ayrton Lucas ((Spartak Moscou); Meio-campistas: Bruno Guimarães (Lyon), Douglas Augusto (PAOK), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (Milan), Maicon (Shakhtar Donetsk), Matheus Henrique (Grêmio) e Wendel (Sporting); Atacantes: Bruno Tabata (Portimonense), David Neres (Ajax), Gabriel Jesus (Manchester City) e Richarlison (Everton)