Publicidade

Publicidade

BOCA LIVRE – 17/04/2020

BOCA LIVRE – 17/04/2020

Hospital de Campanha em Itajaí

Os R$ 76,9 milhões no custo de investimento do Hospital de Campanha em Itajaí foi o assunto na sessão virtual dos parlamentares catarinense a qual esteve presente secretário de saúde do estado Helton Zeferino. O montante foi considerado por alguns deputados como muito elevado se comparado aos R$ 10 milhões que serão aplicados pelo Ministério da Saúde para a instalação, em Goiânia, de uma unidade de saúde de campanha.

Pedido de impeachment

Integrante do Movimento “VempradireitaFloripa”, Alexander Brasil protocolou um pedido de impeachment do governador, Carlos Moisés da Silva (PSL). Segundo ele, o decreto de Estado de Calamidade assinado pelo governador, fere os direitos individuais e sociais, além de crimes contra poderes constitucionais e propriedade da administração pública, estão na alegação para o pedido protocolado.

Isenções

O projeto de lei coletivo da bancada do MDB na Assembleia Legislativa, assegurando isenção de ICMS, inclusive sobre importação de medicamentos, produtos e equipamentos médicos e hospitalares que estejam relacionados à pandemia do Coronavírus, até o mês de setembro, será transformado em lei, hoje, quando será publicado no Diário Oficial do Estado.

Deputado estadual solicita abertura de restaurantes e academias

O deputado estadual Ricardo Alba (PSL), apresentou na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 14, duas moções de apelo solicitando ao governador Carlos Moisés (PSL) que reabra imediatamente os restaurantes, bares e similares e as academias de Santa Catarina. De acordo com os documentos, o objetivo é evitar que as micro e pequenas empresas dos ramos “quebrem” diante dos prejuízos financeiros que resultam da quarentena. Em nota, o deputado afirmou que “voltar às atividades imediatamente é uma necessidade do micro empreendedor, ainda que com todos os cuidados que a Covid-19 exige”. 

Deputado estadual solicita abertura de restaurantes e academias II

Nos pedidos, Alba destaca também a abertura de estabelecimentos semelhantes, como os que voltaram a funcionar nesta segunda-feira, 13. Segundo ele, “o importante é que possam funcionar, manter os empregos e o negócio, com todos os cuidados necessários e as restrições de número de pessoas que já são impelidas a outras empresas similares que já tiveram liberação de funcionamento”.

Bananalama 2020

A edição deste ano do Bananalama foi cancelada. A informação foi emitida pela organização do evento por meio de redes sociais. Em nota emitida na tarde desta terça-feira, dia 14, a organização publicou: “Nosso objetivo é proporcionar um evento único, agregando valor ao nosso esporte e respeitando todos os envolvidos. Diante da situação atual, informamos que a edição de 2020 do Super Bananalama está cancelada. Esperamos recebê-los em 2021, em um ambiente saudável e favorável para todos.”

Equipamentos médicos

Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Corupá, Schroeder e Barra Velha, receberam na quarta-feira (8) no Porto de Itapoá, equipamentos médicos que vão auxiliar as equipes de saúde no combate ao coronavírus (COVID-19) nos municípios.

Equipamentos médicos II

A doação foi feita pela Receita Federal em parceria com as Coordenadorias Regionais de Defesa Civil do Estado, de Jaraguá do Sul e Joinville, que auxiliaram na aquisição dos equipamentos para a região. De acordo com o responsável pela Defesa Civil da regional de Jaraguá do Sul, Sargento Gonçalves, o quantitativo foi condicionado aos municípios conforme a demanda.

Equipamentos médicos III

Jaraguá do Sul recebeu 50 termômetros a lazer e 50 esfigmomanômetro digital (aparelhos utilizados para aferir a pressão arterial), os demais municípios receberam 10 unidades de cada equipamento.

Atendimento médico digital

O Governo do Estado disponibilizou a partir desta semana uma ferramenta digital para auxiliar a população a saber quando e onde procurar atendimento médico ao apresentar algum sintoma compatível com a Covid-19. De acordo com a secretaria de Estado da Saúde esta ação vai possibilitar a população melhor entendimento sobre a pandemia causada pelo coronavírus, em especial sobre os sintomas mais prevalentes. O sistema foi desenvolvido pelo tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) Michel Pires de Araújo, por meio do Escritório de Inovação da corporação.

Triagem

Além de tirar dúvidas sobre sintomas, esta ferramenta ajudará o governo a fazer um mapeamento do comportamento do vírus em Santa Catarina. O sistema organiza as triagens realizadas e, de forma anônima, usa a localização dos registros para identificar as regiões que possuem uma concentração maior de casos suspeitos. Relatórios serão gerados a partir destes dados e poderão servir como ferramenta estratégica.

on-line

Para fazer a triagem on-line o cidadão deve acessar o site triagem.coronavirus.sc.gov.br e digitar seus dados pessoais e endereço. No sistema, a pessoa irá descrever a sua situação e sintomas e será orientada sobre qual providência tomar.

Máscaras

Além de Jaraguá do Sul e Corupá, Massaranduba também torna obrigatório o uso de máscaras que passou a valer a partir de ontem quinta-feira (16). O importante é que a população siga esta determinação como mais um meio de prevenção do coronavírus, mas que deve ser aliada a lavação das mãos com água e sabão, uso de álcool gel e distanciamento em locais de circulação de pessoas.