Publicidade

Publicidade

Aplicativo ‘Covid Monitor’ pode ser acessado pelo ‘Jaraguá na Mão’

Aplicativo ‘Covid Monitor’ pode ser acessado pelo ‘Jaraguá na Mão’

O aplicativo COVID Monitor, elaborado pela parceria entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul e o Grupo Weg – disponível para smartphones Android e iOS – agora também possui acesso por meio do app Jaraguá na Mão, já disponível para as mesmas plataformas. O programa está sendo operado pelo Município, para ajudar na identificação e monitoramento de pacientes infectados com o novo coronavírus.

Depois de instalar o aplicativo no celular, o usuário faz um rápido cadastro e preenche uma auto avaliação, apontando eventuais sintomas que a pessoa esteja sentindo. O objetivo é que, ao contribuir para identificar possíveis estágios da doença, o aplicativo indique ao usuário quando deve procurar a rede de saúde do município e por consequência, ajudar no controle da doença na região, além de mostrar as estatísticas do informe epidemiológico, com dados sobre a quantidade de casos confirmados, suspeitos, descartados, recuperados e em análise. Para auxiliar no monitoramento periódico, o app enviará aos usuários uma notificação, lembrando da realização diária da autoavaliação.

Para baixar o app COVID Monitor: 
Baixe aqui para Android e aqui para iOS.

Para baixar o app Jaraguá na Mão:
Baixe aqui para Android e aqui para iOS.

Rodrigo Fumo Fernandes, diretor de Engenharia e Inovação Tecnológica da WEG, afirma que o aplicativo foi desenvolvido e doado à Prefeitura de Jaraguá do Sul para auxiliar a rede de médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais de saúde da cidade. O software foi criado em conjunto: a empresa desenvolveu a programação com base nas necessidades apontadas pelo Município. Caberá agora à Secretaria de Saúde e à Diretoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura realizar a manutenção do app, com atualização dos boletins epidemiológicos e estabilização do sistema aos usuários.

“A grande vantagem é que a comunidade terá, na palma da mão, como saber quais os procedimentos a serem tomados, seja o encaminhamento ao serviço de saúde ou do repouso em casa, por exemplo”, afirma o diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Márcio Manoel da Silveira. Isso porque, depois da autoavaliação, o próprio app determina quais providências devem ser tomadas pelo usuário, caso haja algum sintoma ou quadro que exija alguma medida de proteção, como buscar o teleatendimento ou o atendimento presencial.

Para a Secretaria de Saúde, o aplicativo vai permitir uma consolidação de base para monitoramento, dividindo a responsabilidade com o próprio usuário. O secretário Alceu Gilmar Moretti destaca, por exemplo, que será possível fazer a triagem pelo aplicativo, diminuindo deslocamentos desnecessários. “Nós vamos poder trabalhar com números cada vez mais precisos, dentro da realidade, para que os investimentos no combate à pandemia sejam ainda melhor direcionados”, complementa.

Para o Prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, o aplicativo integra o pacote de medidas tomadas pela Prefeitura para garantir a retomada econômica sem estressar a rede de Saúde municipal. “A autoavaliação que o aplicativo permite se soma às demais medidas que precisam ser seguidas: lavar muito bem as mãos, evitar aglomerações e usar máscara diariamente. O povo jaraguaense sabe atender ao chamado e vai aderir à nossa proposta, para que possamos manter a estabilidade do novo coronavírus em nossa cidade”, disse o Prefeito.