Publicidade

Publicidade

Cerca de 1 milhão de pessoas voltaram a procurar emprego em agosto

Cerca de 1 milhão de pessoas voltaram a procurar emprego em agosto

Cerca de 1 milhão de pessoas voltaram a procurar emprego e a pressionar o mercado em busca de trabalho na segunda semana de agosto, na comparação com a anterior. Parte dessas pessoas conseguiu emprego, provocando um leve aumento da população ocupada, e estabilizando a taxa de desemprego em 13,6%, no mesmo período, deixando 12,9 milhões de pessoas sem trabalhar. A pesquisa também mostra que nos últimos quatro meses de pandemia, cerca de 3 milhões de brasileiros ficaram desempregados, e que 17,7 milhões é o número de pessoas que gostaria de trabalhar, mas não procurou emprego no período devido à pandemia ou por falta de trabalho no local onde vive.

A PNAD Covid19 é uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, cujas informações são divulgadas semanalmente pelo IBGE, sendo realizada com apoio do Ministério da Saúde, para identificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho.

Novos dados

A partir desta edição semanal da PNAD Covid-19, o IBGE inclui dados sobre a frequência e realização de atividades por estudantes matriculados em escolas e universidades e o comportamento da população sobre o distanciamento social adotado para evitar o contágio pelo coronavírus.

Dos 45,8 milhões de estudantes que frequentavam escolas ou universidades, 36,8 milhões tiveram atividades escolares na segunda semana de agosto, um aumento de 1,6 milhão na comparação com a semana anterior. O restante não teve atividade escolar ou estava de férias.

Saúde

Na segunda semana de agosto, caiu de 13 milhões para 12 milhões o número de pessoas que se queixaram de algum dos sintomas de síndrome gripal na comparação com a semana anterior. Também diminuiu de 3,7 milhões para 2,7 milhões o grupo que buscou atendimento médico.

O estudo também mede o número de pessoas com sintomas associados ao coronavírus. Nesse recorte, o levantamento indicou que dos 13,3 milhões de pessoas que se queixaram de algum sintoma de gripe, 3,3 milhões buscaram atendimento médico na semana analisada. Deste total, 159 mil pessoas ficaram internadas em algum hospital. No início de maio, quando a pesquisa começou, 26,8 milhões relataram algum sintoma. 

As estatísticas da Pnad Covid19 são consideradas experimentais pelo IBGE.

Com informações da Agência Brasil