Publicidade

Publicidade

Queda de pelo? O que fazer…

Seu cãozinho está soltando muito pelo, e você não sabe o que fazer? Calma! Independente da raça, todos os cães soltam pelo – alguns mais, outros menos. Mas quais seriam as possíveis causas da queda de pelo em cachorro?

Os cães perdem pelos todos os dias e novos nascem, não afetando a pelagem do animal. A duração das fases de crescimento determina a frequência que seu cachorro vai soltar pelo.

Cães também apresentam perda de pelo sazonal que geralmente acontece em épocas de mudanças climáticas, do inverno à primavera. Assim, no verão os cães ganham uma pelagem mais curta e leve. Já no outono, eles perdem os pelos curtos do verão e se preparam para o inverno com uma pelagem mais espessa.

Para amenizar a queda de pelo natural dos cães é necessário manter uma dieta saudável, higiene adequada  e uma boa escovação. A frequência será de acordo com o tipo de pelos do seu cachorrinho, mas é ideal para remover o pelo que já está solto, evitando que forme nós ou caia pela sua casa.

Porém, se seu cão está perdendo pelos mais que o normal e fora do ciclo da queda, é melhor ficar de olho!

Para um pelo bonito, lembre-se que seu cão deve ser escovado diariamente e também deve pegar sol. Banhos em excesso não fazem bem, assim como perfumes. Uma alimentação balanceada, de acordo com a raça e a idade de seu animal,  ajuda muito, assim como a vermifugação rotineira e o controle de parasitas externos.

Se a queda de pelos não vem acompanhada de mais nenhum sintoma, não há coceira e a pelagem de seu cão está bonita, provavelmente você não precisa se preocupar com seu peludo. Mas se há uma queda intensa, com áreas de pouco pelo, pelagem não uniforme e descamação ou outras alterações, você deve procurar imediatamente um veterinário para um diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. Lembre –se somente um profissional como um veterinário pode diagnosticar com precisão através de exames laboratoriais.