Publicidade

Publicidade

Corupá terá 70 cirurgias de catarata por meio de mutirão do Estado

Corupá terá 70 cirurgias de catarata por meio de mutirão do Estado

Corupá está entre as cidades de abrangência Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul que foi contemplada pela Secretaria de Estado da Saúde para participar do Mutirão de Cirurgias Eletivas de Catarata que inicia em março. Na região, serão 260 pessoas beneficiadas das cidades de Jaraguá, Guaramirim, Schroeder e Corupá. Destas 70 pacientes são corupaenses.  As cirurgias vão acontecer no Hospital São Luiz (Instituto Santè), de Campo Alegre, no período de 5 de março a 15 de março.

Segundo a Secretaria de Saúde de Corupá, os agendamentos serão realizados pelo município por meio de contato com os pacientes que estão na fila de espera priorizando os que estão há mais tempo. Segundo a auxiliar de setor da Secretaria Monica Siqueira, alguns pacientes estão na fila para cirurgia de catarata desde 2014, então estes serão priorizados. Também serão chamados alguns dos pacientes que participaram do Mutirão para exames de visão “Veja + Corupá” realizado ano passado pela Secretaria Municipal de Saúde em que havia uma fila de espera desde 2012 no município e que foram atendidos cerca de 600 pacientes que precisavam de exames oftalmológicos.

Além da chamada dos pacientes, a Secretaria de Saúde de Corupá também ficará responsável pelo transporte para Campo Alegre dos pacientes que forem chamados no Mutirão da Catarata.

Em reunião realizada esta semana em Mafra, envolvendo representantes das ADRs do Planalto Norte e Jaraguá do Sul foi definida a distribuição de vagas de pacientes por município, levando em consideração a possibilidade de realização da cirurgia nos dois olhos, caso necessário. Foi definido também que na primeira semana do mutirão, os pacientes serão avaliados e será realizada no mesmo dia da consulta a 1ª cirurgia, com retorno em 24 horas e agendamento para a próxima semana da 2ª cirurgia quando for necessário.

Confira o número de pacientes por município a participar do Mutirão de Cirurgias da Catarata: Corupá: 70 pacientes, Guaramirim: 100 pacientes, Jaraguá do Sul: 40 pacientes, Schroeder: 50 pacientes, Massaranduba: não tem demanda para o Mutirão.

Fonte: PM Corupá – Áurea J. Arendartchuk