Publicidade

Publicidade

Associação dos Veteranos da FEB realiza solenidade em Corupá no sábado

Associação dos Veteranos da FEB realiza solenidade em Corupá no sábado

Corupá recebe no próximo sábado (24) a solenidade da Associação Nacional dos Veteranos da FEB – ANVFEB Jaraguá do Sul com início às 10h30 junto ao Monumento dos Expedicionários na praça que fica ao lado da ponte de acesso ao Centro da cidade. Foram convidados para participar do evento o prefeito João Carlos Gottardi, vice Arno Neuber, representantes do 62º Batalhão do exército de Joinville e de associações de pracinhas de Brusque, Itajaí, Florianópolis e Curitiba, vereadores, bombeiros, Polícia Militar e esposas e familiares de veteranos.

Segundo o secretário executivo ANVFEB de Jaraguá do Sul Ivo Kretzer, a solenidade marca os 74 anos da Batalha de Monte Castello durante a Segunda Guerra Mundial. Monte Castelo (Itália) é uma montanha com altura de 977 metros, que estava ocupada pelos nazistas, os quais tinham esta área como um ponto estratégico de fácil visão e controle, da qual se serviam para impedir a passagem de seus inimigos para as outras regiões do norte italiano. Os americanos que já se encontravam instalados nas proximidades, não estavam conseguindo desmantelar essa ocupação alemã. Passaram então as ações de combates para os brasileiros sob neve e lama. Foram cinco tentativas de ataques, quatro delas frustradas. Os confrontos tiveram início em 24 de novembro de 1944, terminando com a sofrida conquista em 21 de fevereiro do ano seguinte, deixando um saldo de 150 baixas, dentre esses 34 brasileiros mortos.

Paralelo à solenidade deve haver uma homenagem aos pracinhas da FEB. Corupá perdeu seu último pracinha em dezembro do passado quando faleceu João Rodolfo Hauck, aos 96 anos. Corupá contribuiu na 2ª Guerra Mundial com 23 homens, dentre eles João Rodolfo Hauck. Em 1944 soldados foram convocados para participar das Operações de Guerra na Itália, destes 950 soldados eram catarinenses que integraram a Companhia da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutou ao lado dos aliados na 2ª Guerra Mundial entre 1944 e 1945. João era cozinheiro na companhia e também atuava na distribuição de armamento, munição, remédio e material de higiene.

Fonte: PM Corupá – Áurea J. Arendartchuk