Publicidade

Publicidade

Secretaria de Saúde fará segundo mutirão de consultas e exames da visão em abril

Secretaria de Saúde fará segundo mutirão de consultas e exames da visão em abril

A Secretaria de Saúde de Corupá vai realizar de 2 a 12 de abril a segunda etapa do Mutirão “Veja + Corupá”. Desta vez, o mutirão vai atender 400 pessoas que estão na fila de espera para consultas e exames de visão em estrutura a ser montada no posto de saúde do Centro (ESF3) do município e com atendimento de segunda a sexta-feira e inclusive sábado, caso seja necessário. Algumas pessoas que serão atendidas estão na fila desde 2014, já outras marcaram consultas ano passado e este ano. Na primeira etapa do mutirão realizado em novembro do ano passado foram realizados 568 atendimentos e registradas apenas 32 faltas. Na época, a demanda por uma consulta desta especialidade em Corupá era de mais de 800 pessoas sendo que algumas estavam na fila desde 2012.

Segundo o secretário de Saúde Irineu Pasold, o atendimento do Mutirão “Veja+Corupá” será realizado pela Clínica de Correção da Visão Ribeirão Preto credenciada pela Prefeitura de Corupá para atendimento da demanda oftalmológica do município pelo período de um ano. O custo de cada consulta para a Prefeitura será de R$ 60,00. Os pacientes terão o atendimento totalmente gratuito. Atualmente Corupá tem uma demanda mensal de 50 consultas oftalmológicas e, após o encerramento do mutirão, as consultas vão ocorrer na filial da Clínica de Correção da Visão instalada em Jaraguá do Sul.

Para agendar as consultas para o mutirão, servidores dos quatro postos de saúde de Corupá ligarão a partir da semana que vem para os pacientes que estão na fila de espera por consultas e exames com prioridade para as pessoas que estão mais tempo na lista de espera e aquelas que não conseguiram comparecer ou não foram encontradas para participar do mutirão do ano passado.

Os profissionais da clínica contratada para as consultas e exames montarão uma sala de triagem e outra sala para consultas e exames oftalmológicos no posto de saúde ESF 3 e durante os 10 dias do Mutirão “Veja+Corupá” atenderão entre 60 e 70 pacientes nos períodos da manhã e tarde.

De acordo com Pasold, o atendimento do mutirão do ano passado, gerou uma outra fila no município, a da catarata. Esta fila também deve ser reduzida na próxima semana com a realização pelo governo do Estado do mutirão da catarata que atenderá 70 pacientes de Corupá. As cirurgias vão acontecer no Hospital São Luiz (Instituto Santè), de Campo Alegre, no período de 5 de março a 15 de março.

Fonte: PM Corupá – Áurea J. Arendartchuk