Publicidade

Publicidade

LAÇOS DE TRADIÇÃO – CAFÉ CULTURAL REÚNE DIVERSOS GRUPOS EM CORUPÁ

LAÇOS DE TRADIÇÃO – CAFÉ CULTURAL REÚNE DIVERSOS GRUPOS EM CORUPÁ

Evento reuniu pessoas que ajudaram a construir a história do Grupo

No último sábado(22) aconteceu o Café Cultural promovido pelo Grupo Laços de Tradição, em comemoração aos seus vinte e cinco anos de existência.

Contando com um público superior a duzentas pessoas, diversas atrações foram se revezando no espaço do Salão Paroquial Católico, e encantaram crianças, jovens e adultos. Tivemos as alunas do balé nível 4 do Studio de Dança Puro Swing, que mais uma vez estará se apresentando no Jaraguá em Dança, as crianças da Gutolândia, do CEI Franz Dorn, a Escola de Músicos Ritmos e claro, apresentações de encher os olhos, inclusive de lágrimas, do Laços de Tradição.

O início de tudo

Tendo em comum a paixão pela dança, tradição e cultura dos povos, um grupo de pessoas fundou, em seis de março de mil novecentos e noventa e três1993, o grupo Laços de Tradição, com o objetivo principal de divulgar e resgatar as danças gaúchas e latino-americanas, além de cultivar a tradição rio-grandense.

Possuindo características próprias de difusão da dança gaúcha, argentina, andina e boliviana, o Grupo tem coreografias adaptadas para agilidade, não sendo invernada artística.

Ao longo dos 25 anos, o grupo promoveu e participou de diversos eventos, em diversos municípios e estados, inclusive eventos tradicionais como o Jaraguá em Dança, Festival Nacional de Danças Folclóricas em Blumenau. Por dois anos consecutivos (2011 e 2012), participou do Festival Nacional de Danças de Joinville, na Mostra Competitiva, modalidade danças populares, conjunto avançado.

O Grupo, hoje

Atualmente, 25 anos após a sua fundação, o grupo possui 12 bailarinos, e numa prova incontestável de seu carisma, conseguiu reunir cerca de 80 ex-integrantes que participaram da escrita desta história de sucesso. Cida Rosa, uma das fundadoras do Grupo, e pessoa que mais lutou durante este tempo para manter viva essa linda história, não escondia a emoção ao dizer “Comemorar 25 anos, significa tempo de fortalecimento de relações, estabilidade e harmonia para sustentar muita amizade e dança da família Laços de Tradição.”

Os interessados em participar e conhecer o trabalho do grupo, podem assistir aos ensaios, que acontecem aos domingos, das 18h às 20h, no Salão Paroquial São José, centro de Corupá.

Um trecho do acróstico “De um sonho à realidade”, escrito por Nilso Marcelino Dana que foi o primeiro patrão do Grupo, reflete o espírito Laços de Tradição, e diz:

Incentivando assim desde criança, na dança e na chula se tornar fera

Cultivando o nativismo, só por amor, e que em troca, nada espera.

Assim, daquela semente outrora plantada, podemos hoje dizer deveras

O Grupo de Dança Laços de Tradição é o orgulho de nossa terra!