Publicidade

Publicidade

Carnês do IPTU de Corupá começam a ser entregues na Câmara de Vereadores

Carnês do IPTU de Corupá começam a ser entregues na Câmara de Vereadores

A Prefeitura de Corupá começou a entregar nesta quarta-feira (23) os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os carnês estão disponíveis no prédio da Câmara de Vereadores de Corupá. Para retirar o tributo com os servidores do setor de Tributação, o contribuinte precisa estar munido de um documento de identificação e apresentar um comprovante de residência que pode ser fatura de água, energia ou outra conta que comprove o endereço da pessoa. Os carnês podem ser retirados até o dia 8 de março. O prazo de vencimento para o pagamento à vista ou da primeira parcela será em 15 de março. 

Os descontos para o pagamento da cota única do IPTU variam de 10% a 20% (conforme tabela abaixo). Já para os que optarem por parcelamento não haverá desconto e pode ser dividido em até sete parcelas. A mesma data de pagamento do IPTU será aplicada para os carnês do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e a Taxa de Fiscalização e Funcionamento Regular (TFFR) – alvará de funcionamento e alvará sanitário. 

Segundo o secretário de Administração e Fazenda de Corupá Wellington Borges, este ano a Prefeitura optou pela entrega pessoal dos carnês do IPTU e não pelos Correios para que pudesse ser feita a atualização cadastral dos contribuintes. Além disso, a entrega presencial também é uma forma de economizar, já que haverá um custo menor para a impressão dos carnês pelo poder público e nem será necessária pagar a taxa de entrega via Correios. 

O total de carnês que serão entregues este ano é de 5.586, com previsão de arrecadação de cerca de R$ 3 milhões. Segundo o secretário de Administração de Fazenda, este ano o IPTU terá um reajuste de 4,01% repassado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de outubro de 2017 a outubro de 2018.

Confira as modalidades de desconto para o pagamento à vista:

10% – para contribuintes que possuírem débito em exercícios anteriores

12% – para contribuintes com débitos pagos até 31-12-2018

15% – para contribuintes optantes de forma parcelada e paga até o seu vencimento no exercício anterior

20% – para contribuintes com pagamento em cota única no exercício anterior 

*O IPTU também pode ser parcelado em até 7 vezes e o ISSQN pode em até 6 vezes. 
— 
Fonte Prefeitura de Corupá – Áurea J. Arendartchuk

25/01/2019