Publicidade

Publicidade

Corupá reforça vacinação contra a febre amarela

Corupá reforça vacinação contra a febre amarela

A Prefeiturade Corupá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população para a necessidade de tomar a vacina contra a febre amarela. A  vacina é indicada para pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos. Para as pessoas com mais de 60 anos, a vacina é aplicada conforme recomendação médica. Em Corupá, as doses da vacina contra febre amarela estão disponíveis no Posto de Saúde EFS 3 do Centro de segunda a sexta-feira 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. 

Quem já tomou uma dose da vacina não precisa tomar uma nova, já que, desde abril de 2017, a recomendação do Ministério da Saúde é de dose única. 

Segundo a secretária de Saúde de Corupá Bernadete Hillbrecht, desde o ano passado, o município vacinou cerca de 44% das pessoas que estão na faixa etária de abrangência da campanha e que representa grande de moradores do interior que foram os primeiros a serem vacinados numa ação intensiva da Secretaria. A meta em todo município é chegar a 95% das pessoas entre 9 meses e 59 anos. A única forma de evitar a febre amarela é através da vacinação.

Mais sobre a doença

A febre amarela é causada por um vírus, do gênero flavivírus, transmitido pela picada de mosquitos pertencentes às espécies Aedes (principalmente Aedes aegypti, responsável também por transmitir a Zika, a dengue e a chikungunya).

Os sintomas iniciais da febre amarela são febre alta de início súbito, associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo, dor abdominal. A febre amarela pode ter evolução rápida, em cerca de 10% dos casos, para formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa, sangramentos em sistema digestivo (vômitos ou fezes com sangue), pele ou urina e falência renal. Por isso a importância de identificar a doença precocemente para realizar os cuidados médicos necessários.

— 

Fonte Prefeitura de Corupá – Áurea J. Arendartchuk