Hospital São José inaugura serviço de cardiologia
Na tarde de quinta-feira(23) foi inaugurado o serviço e cardiologia do Hospital São José de Jaraguá do Sul.
O serviço vem atender antiga necessidade dos pacientes de Jaraguá do Sul, e de diversos outros municípios inclusive além da região do Vale do Itapocú. Oferece uma estrutura formada por excelentes profissionais e equipamentos de última geração, como o aparelho para hemodinâmica, além de contar com toda a estrutura que hoje compõe o Complexo Hospitalar.
Centro cirúrgico, leitos de recuperação, ambientes de isolamento, ambiente de convivência dos colaboradores, sala de conforto e de convivência para pacientes e acompanhantes, são alguns dos itens entregues à população, com esta inauguração.
O evento foi prestigiado por servidores, autoridades civis e militares, e muitos anônimos, além da Secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto, que representou o governador Jorginho Melo.
Coube ao presidente do Conselho Deliberativo do Hospital São José, Paulo Chiodini, acompanhado pelo vice-presidente Reinhard Matthias Conrads, o diretor geral Maurício José Souto-Maior, o diretor clínico do hospital, Dr. Rodrigo Oliveira Agacy, o diretor técnico Dr. Willy Hiraga, o cardiologista intensivista Dr. André Resende Nora, e diversos servidores, recepcionarem os visitantes, deputados estaduais Vicente Caropreso e Antídio Lunelli, prefeito Jair Franzner, presidente do legislativo jaraguaense Luís Fernando Almeida, a presidente da ACIJS Ana Clara Franzner Chiodini, dentre outras autoridades e personalidades da região, como os senhores Vicente e Pedro Donini.
Em seu pronunciamento o presidente Paulo Chiodini explicou que o serviço de cardiologia é a quarta etapa do Plano Diretor da instituição, que teve início há 19 anos. Chiodini agradeceu às famílias, às empresas, ao Governo do Estado e à Prefeitura de Jaraguá do Sul pelo auxílio financeiro que viabilizou mais esta etapa. “Com este esforço, estamos entregando um centro cirúrgico moderno, com hemodinâmica de última geração, espaço digno para a recuperação do paciente e uma área de conforto para as nossas equipes”, resumiu.
Paulo Chiodini aproveitou a presença da secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, para solicitar o empenho dela na busca pelo credenciamento do hospital junto ao Ministério da Saúde para que o Hospital São José possa fazer os procedimentos cardíacos no centro cirúrgico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A secretária de Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, se comprometeu em promover a união de esforços entre os poderes executivo e legislativo estaduais e municipais, e a bancada catarinense no Congresso Nacional, na busca pelo credenciamento, permitindo prestar o atendimento cardiológico via SUS. “Juntando os esforços, nós vamos buscar a habilitação do serviço de cardiologia deste magnífico hospital, que é um complexo hospitalar de alta complexidade do município de Jaraguá do Sul e da região”, disse ela.
Segundo análise da secretária, este credenciamento, deverá desafogar o atendimento em Mafra, que é referência, para onde os pacientes do SUS são encaminhados para os procedimentos. “Aqui no Hospital São José, temos um corpo clínico e uma enfermagem qualificados, um espaço físico maravilhoso em termos de estrutura, equipamentos, materiais e recursos humanos. Nossa luta agora é buscar a habilitação de alta complexidade junto ao Ministério da Saúde”, afirmou ela.
“Nós vamos iniciar gradativamente os procedimentos eletivos culminando depois na busca pelo credenciamento da alta complexidade para que possamos ter esse espaço no Hospital São José, de Jaraguá do Sul disponível para a regional de saúde aqui da AMVALI, disponível para o estado de Santa Catarina pois esse é um trabalho, é um projeto que visa sempre estar integrado com o bem-estar da população que é o mesmo anseio da Secretaria de Estado da Saúde”, explica Mauricio Jose Souto-Maior, diretor geral do Hospital São José.