Publicidade

Publicidade

Central 0800 de Jaraguá do Sul, sobre Coronavírus, tem aumento de ligações

Central 0800 de Jaraguá do Sul, sobre Coronavírus, tem aumento de ligações

A Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089) atendeu cerca de 800 ligações nos últimos cinco dias, o que corresponde a 22% do total desde a criação do canal, em 22 março. Até sexta-feira (3) foram contabilizados 3,6 mil pedidos de orientação e o número chegou a 4,4 mil hoje (8). “Nos últimos dias, a demanda pelo serviço aumentou consideravelmente”, diz a coordenadora da Central, Denise Thum.


Ontem (7), em pronunciamento oficial, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, falou sobre o aumento de casos de coronavírus, sobre a ocupação de leitos e UTIs e das medidas adotadas. Na última semana, o município registrou o recorde de novos casos, (91). Os casos confirmados até as 17 horas de ontem (7) somaram 419, com um dos cinco óbitos na cidade também registrado ontem. O painel Covid-19 apontou para 80% de ocupação da UTI adulta.


A central é o canal de comunicação para todas as pessoas que apresentarem os sintomas da doença. O telefone é disponibilizado justamente para evitar a aproximação das pessoas, o que evita a proliferação da doença. No 0800 a pessoa segue para o teleatendimento médico que, em caso de necessidade, é encaminhado para atendimento presencial no Pama do bairro Czerniewicz, referência para casos suspeitos do Coronavírus.


Os atendentes do 0800, num total de seis profissionais e mais sete médicos, fazem todo o processo, inclusive a solicitação de exame para confirmação da doença. Isso evita que as pessoas saiam de casa sem necessidade e filas de espera, o que aumenta o risco de contaminação.


Muitas pessoas têm ligado para o 0800 relatando que tiveram um conhecido ou familiar positivado para covid-19, o que evidencia a circulação do vírus, e querem saber como devem agir. “A tendência é que cada vez mais pessoas tenham um amigo ou familiar com resultado positivo para a doença. Ainda vamos continuar tendo casos positivos por um bom tempo.



Serviço
O 0800-643-8089 funciona todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, das 7h30 às 18 horas. Apenas as pessoas de Jaraguá do Sul com dúvidas ou que apresente sintomas podem usar o serviço.  O telefone é disponibilizado justamente para evitar a aproximação das pessoas, o que evita a proliferação da doença. 


Cuidados para evitar a contaminação

-Lavar as mãos com água e sabão frequentemente;

-Usar álcool em gel frequentemente;

-Usar máscara;

-Ao tossir ou espirrar, usar o antebraço, mesmo se estiver de máscara;

-Sair de casa apenas se realmente necessário;

– Em caso de sintomas de gripe, como febre, dor de garganta ou falta de ar, entrar em contato com a Central de Orientação sobre o Coronavírus, 0800-643-8089, ligação gratuita.     


Principais sintomas da doença

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Os sintomas mais comuns são: Tosse; Febre; Coriza; Dor de garganta; Dificuldade para respirar.

Fonte: Assessoria de Imprensa – PMJS