Publicidade

O Projeto Lumiar

O Projeto Lumiar

Os núcleos rurais Testo Alto e Rio da Luz, separados pela Serra de Jaraguá, localizam-se em pequenos vales, respectivamente, em Pomerode e Jaraguá do Sul, região em que predominam pequenas propriedades com base na agricultura familiar.

Nessas áreas, perduram traços de sua formação, como aspectos linguísticos, festas típicas, hábitos culinários e religiosos – próprios de contexto rural. Encontram-se também, em número considerável, edificações que remetem ao período colonizatório.  

Como reconhecimento às suas referências ao contexto da imigração europeia no Vale do Itajaí, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) estabeleceu o tombamento do Conjunto Rural Testo Alto e do Conjunto Rural de Rio da Luz em 2011. Foi, portanto, formalizada a relevância histórica e cultural das edificações individuais ou conjuntas e da área rural circundante.

Valorizar esse patrimônio cultural é o objetivo central do Projeto Lumiar.

O Projeto surgiu com o licenciamento ambiental, mecanismo indispensável para que se implantasse a linha de transmissão na faixa territorial Blumenau – Curitiba, que cruza a poligonal de tombamento do Rio da Luz e de Testo Alto, bairros contemplados pelas medidas de compensação ligadas ao empreendimento. A linha de transmissão pertence à empresa Copel, que contratou a Espaço Arqueologia para implementar o Projeto Lumiar.

Para isso, pesquisadores da Espaço Arqueologia realizam mapeamento da cultura imaterial referente a celebrações, saberes e fazeres das famílias locais, documentados por meio de falas, fotografias e peças audiovisuais. Já para o levantamento arquitetônico das edificações históricas e de seu entorno, para cada uma, elabora-se o croqui junto a fotografias que ilustram os relatos dos moradores sobre as técnicas construtivas. A população, em especial mais idosa, será convidada a apresentar suas vivências.

O resultado destas pesquisas desdobrar-se-á em vários produtos: além deste portal que disponibilizará todo o trabalho para acompanhamento público, será criado aplicativo para celular, produzir-se-ão dois livros e vídeos retratando alguns dos saberes e memórias, um mapa impresso, bem como o confeccionar e pôr placas informativas. Haverá ainda atividades educativas com professores e estudantes da rede escolar, agentes públicos e guias de turismo.

Com duração de dois anos, o Projeto Lumiar terá, neste portal, espaço para divulgar as ações, os resultados parciais e os produtos finais.

Fórum Online – Arqueologia e Patrimônio Cultural

O Projeto Lumiar convida os moradores e agentes públicos dos municípios de Corupá, São Bento do Sul, Campo Alegre, Tijucas do Sul, Mandirituba e São José dos Pinhais a participar do fórum on-line sobre patrimônio cultural e pesquisas arqueológicas realizadas na Área de Implantação da Linha de Transmissão 525 KV Blumenau – Curitiba Leste.

Encontro 27 de agosto, link: https://bit.ly/319CmYx