Publicidade

Vereador de Jaraguá do Sul volta a solicitar mutirão de exames e consultas, beneficiando toda a região do Vale do Itapocú

Vereador de Jaraguá do Sul volta a solicitar mutirão de exames e consultas, beneficiando toda a região do Vale do Itapocú

A questão da fila para consultas e exames voltou a ser discutida na Câmara de Jaraguá do Sul, pelo vereador Anderson Kassner (PP), que solicitou à prefeitura estudos no sentido de viabilizar mutirões a fim de diminuir as filas. Em fevereiro, o parlamentar já tinha colocado a questão em pauta.  “Temos que priorizar urgentemente a saúde e tentar de alguma forma diminuir o tempo de espera”, ressalta Kassner.

De acordo com o secretário de saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, em contato por telefone com o vereador, a crise provocada pelo coronavirus fez aumentar a demanda, tendo em vista que muitos decretos, inclusive os estaduais, suspenderam exames e cirurgias eletivas. O secretário também relatou que o mutirão deste ano também deve ser adiado pelo mesmo motivo. “Nós temos um levantamento já feito das principais necessidades, porém ainda estamos numa fase crítica da doença, mas assim que tivemos a possibilidade faremos o mutirão com certeza ”, garantiu Moretti.

Felipe Rafaeli Rodrigues, secretário de saúde de Corupá, parabenizou a iniciativa do vereador Anderson Kassner (PP), apesar de, a exemplo de Alceu Moretti, considerar difícil reduzir esta demanda provocada pelas restrições impostas pela sucessão de medidas de contenção do coronavirus em Santa Catarina, que suspenderam exames e cirurgias eletivas. Segundo Felipe, este problema tem sido tratado nas reuniões dos secretários de saúde da Amvali e estima-se que as soluções devam acontecer isoladamente, considerando as particularidades dos sete municípios que integram a Associação.

Kassner comentou durante a sessão que também já encaminhou um ofício a todos os deputados estaduais para que destinem emendas para o mutirão da saúde com objetivo de zerar as filas. “Já encaminhei um ofício a todos os deputados estaduais solicitando emendas para área da saúde a fim de garantir mais recursos para zerarmos essas filas”, finalizou o vereador.

Fonte: Assessoria de Imprensa – vereador Anderson Kassner