ATENÇÃO – novo golpe na praça
Um idoso de 69 anos, da cidade de Blumenau, foi mais uma vítima de um golpe que está sendo praticado em Santa Catarina.
Ele perdeu R$ 111 mil no chamado golpe do “cartão travado”, em que os golpistas colocam um dispositivo nos caixas eletrônicos que acaba segurando preso o cartão de movimentação financeira da vítima.
Quando o cartão ficou preso ao equipamento eletrônico, o homem reclamou. Foi então que apareceram algumas pessoas informando que haviam passado pela mesma situação. Nesse momento, surgiu uma mulher com um telefone na mão informando que já estava em contato com a equipe de suporte da Caixa Econômica. Só que não era nada disso. Do outro lado da linha, havia um golpista dando sequência ao golpe. Acreditando que estaria conversando com alguém da Caixa, o homem revelou as senhas e ficou no aguardo de uma solução para o caso. Com os dados, os golpistas fizeram várias transações e “limparam” a conta da vítima. Após isso, a tal mulher sugeriu que o homem fosse até seu carro tentar encontrar uma ferramenta para tirar o cartão preso. Quando retornou à agência todo mundo havia sumido, inclusive o cartão!
Alertem vizinhos, amigos e familiares, (principalmente os mais idosos) a não passar senhas para pessoas desconhecidas. Banco nenhum telefona ou manda e-mail ou whatsApp solicitando atualização cadastral. Quando isso acontecer, já entre em “estado de alerta”: é golpe à vista!